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RESUMO |
A
CONCEPÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO: Maria de Fátima Pereira de Sena Esta pesquisa estudou como professores de História, da 7ª série, do ensino fundamental, desenvolvem as atividades de produção de texto dissertativo/ argumentativo, atualmente sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Com o objetivo de constatar qual a concepção de texto dissertativo para esses professores, foram observados dois professores de História da rede pública do Paraná, suas aulas, seus materiais didáticos e suas formas de avaliação dos textos produzidos. Os resultados das análises demonstram que os professores de História não apresentam uma adequação à dissertação, por dois motivos: a) desconhecimento das tipologias textuais e suas formas de abordagem; b) apego excessivo a textos de caráter informativo. Dessa forma, constatou-se que há , nesse caso, uma visão redutora da escrita, que a concebe apenas como meio de avaliação. Nessa perspectiva, observa-se a necessidade de esses profissionais serem qualificados com estudos sobre produção de texto. Palavras- chave: ensino; produção textual; dissertação; professor de História. |