DEFESAS
RESUMO

Dissertação completa

A CONCEPÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO:
UM ESTUDO COM PROFESSORES DE HISTÓRIA

Maria de Fátima Pereira de Sena

Esta pesquisa estudou como professores de História, da 7ª série, do ensino fundamental, desenvolvem as atividades de produção de texto dissertativo/ argumentativo, atualmente sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Com o objetivo de constatar qual a concepção de texto dissertativo para esses professores, foram observados dois professores de História da rede pública do Paraná, suas aulas, seus materiais didáticos e suas formas de avaliação dos textos produzidos. Os resultados das análises demonstram que os professores de História não apresentam uma adequação à dissertação, por dois motivos: a) desconhecimento das tipologias textuais e suas formas de abordagem; b) apego excessivo a textos de caráter informativo. Dessa forma, constatou-se que há , nesse caso, uma visão redutora da escrita, que a concebe apenas como meio de avaliação. Nessa perspectiva, observa-se a necessidade de esses profissionais serem qualificados com estudos sobre produção de texto.

Palavras- chave: ensino; produção textual; dissertação; professor de História.