DEFESAS
RESUMO

 
dissertação completa

DAS HISTÓRIAS ÀS RIMAS, A PALAVRA BRINCA NAS OFICINAS...

Maria Madalena Nicoleti Zamproni

A artificialidade presente nas situações de leitura e produção de textos escolares tem sido apontada por muitas pesquisas como responsável pelo fracasso na aprendizagem do ensino de língua materna. Os textos produzidos na escola, geralmente têm o professor como seu único interlocutor, que vai lê-los, detectar seus erros e atribuir-lhes uma nota, inviabilizando qualquer tentativa de interlocução. Nestas condições, as atividades escolares de escrita não respeitam a função primeira do texto: que é ser o dizer de alguém para outro alguém.

Esta situação se agrava quando se constata que o livro didático ainda se mantém soberano, conduzindo as práticas e os conteúdos escolares, desobrigando o professor de refletir sobre as transformações que vêm ocorrendo nas salas de aula. Na tentativa de reverter este quadro, esta pesquisa amparada na Lingüística Aplicada tem o objetivo de buscar uma alternativa metodológica para o trabalho escolar de leitura e produção de textos, sem incorrer nas práticas artificiais de redação escolar e que não negue à língua suas características básicas de emprego: a funcionalidade, a subjetividade de seus locutores e interlocutores e o seu papel mediador da relação homem-mundo.

Neste cenário, as oficinas de leitura e produção de texto se apresentam como alternativa metodológica capaz de atenuar a artificialidade presente nas situações de produção de textos escolares, pois oferecem uma situação real de produção, onde ler e escrever fazem sentido, a fim de se alcançar um objetivo. Assim, este trabalho apresenta o relato de uma experiência pedagógica - o desenvolvimento de uma oficina de leitura de textos poéticos e uma oficina de produção de textos que focalizou o texto narrativo. A aplicação das oficinas possibilita destacar aspectos relevantes quanto à leitura e produção de textos, fornecendo elementos metodológicos para a prática de produção de textos no ensino fundamental.

Palavras-chave: ensino, oficinas, leitura, produção de texto, língua materna.