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LEITURA LITERÁRIA: UM ESTUDO DE PROPOSTAS DE LEITURA

 DE POESIA EM LIVROS DIDÁTICOS

 

Maria de Lourdes Bacicheti Gonçalves

lourdesbaci@gmail.com

 

Considerando a importância da função da escola na formação do leitor do texto literário, esta pesquisa realizou um estudo descritivo das propostas de leitura de poesia em duas coleções de livros didáticos, selecionadas entre as mais solicitadas pelas escolas públicas estaduais do município de Maringá para o Ensino Fundamental, 3º e 4º ciclos da Educação Básica, no ano de 2008, com a finalidade de conhecer e entender os encaminhamentos para a leitura do texto poético em tais coleções e, dessa forma, verificar se elas privilegiavam a formação do leitor literário. O estudo justificou-se uma vez que a instituição escolar tem um papel essencial na formação do leitor, visto que compete a ela construir uma escolarização adequada, que proporcione aos alunos as condições e as práticas que levem à sua autonomia na leitura. A orientação teórica que permitiu a análise do corpus baseou-se em estudos sobre a leitura literária, entendida como uma prática construída e ancorada em modelos tecidos da teoria literária que precisam ser ensinados. Assim, para ler literariamente, é preciso conhecer os códigos e as convenções de leitura dos diversos gêneros nos quais se manifesta a literatura. A análise do corpus foi feita mediante uma abordagem qualitativa. Para atingir as finalidades propostas nesta pesquisa, a análise realizada objetivou verificar como as coleções estão estruturadas e organizadas; a quantidade de textos literários e de textos poéticos nelas presentes; como se apresentam as propostas de leitura de poesia e o processo global de inserção de ensino de poesia nas coleções. A investigação evidenciou que os livros didáticos apresentam preocupação com a qualidade estética dos textos literários e reiterou outras pesquisas que revelam que a literatura vem perdendo espaço no ambiente escolar e, sobretudo, a poesia é um gênero que tem pouca relevância no livro didático tanto em relação à quantidade quanto à qualidade de propostas para sua leitura. Suas abordagens de leitura não conduzem o aluno a examinar como os códigos contribuíram para a construção poética, como os diferentes níveis de composição do poema interferiram no estabelecimento do seu sentido, influenciaram seu efeito, concorreram para legitimar ideias e fazer aflorar emoções. Os textos poéticos continuam vinculados a propostas de produção de textos, ao estudo de aspectos linguísticos, a reforço de conteúdos, entre outros aspectos. Não há um trabalho sistemático e contínuo que possibilite a compreensão progressiva das especificidades desse gênero textual e o conhecimento abrangente e reflexivo dos elementos estruturais que compõem a essência poética e que são relevantes em sua leitura. Assim, as propostas de leitura da poesia nos livros didáticos precisam ser revistas, ampliadas e sistematizadas para a compreensão de sua natureza específica como gênero para que possam contribuir para a formação de leitores desse gênero literário. Com este estudo, espera-se contribuir para as reflexões que envolvem a leitura do texto literário, em especial da poesia, tendo em vista a melhoria do processo de formação do leitor literário na instituição escolar.

 

Palavras-chave: Livro didático; Poesia; Formação de leitores.