O ATENDIMENTO INDIVIDUAL NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA DE UM CEEBJA: ASPECTOS ORGANIZACIONAIS E PEDAGÓGICOS

Maria de Lourdes Andrade de Carvalho

mlac_maringa@hotmail.com

A população em geral, inclusive muitos educadores e pesquisadores de outras áreas, relaciona a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o Mobral, com a erradicação do analfabetismo ou até mesmo com o ensino supletivo, mas poucos a reconhecem como uma modalidade da Educação Básica amparada na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. E, embora o número de pesquisas envolvendo a Educação de Jovens e Adultos tenha aumentado, a maioria dos trabalhos ainda se encontra na área da Educação e enfoca as políticas públicas e/ou a alfabetização/letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, deixando em aberto um campo quase que inexplorado: os anos finais do Ensino Fundamental (fase II) e o Ensino Médio. Como professora atuante na EJA e como pesquisadora, propomo-nos a caracterizar o atendimento individual de Língua Portuguesa do CEEBJA Professor Manoel Rodrigues da Silva a fim de contribuir para o reconhecimento da EJA como uma modalidade de ensino da Educação Básica, bem como fomentar discussões em âmbito acadêmico, em especial nos cursos de formação de professores, a respeito das práticas pedagógicas e sua relação com a interação em sala de aula. Assim, nossa pesquisa, de cunho qualitativo-interpretativista, trata-se de um estudo de caso, com nuances etnográficas, que tem como foco o atendimento individual e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Língua Portuguesa, e que visa descrever e refletir a respeito dessa forma de atendimento. Para tanto, primeiramente, buscamos reconstruir a trajetória da EJA traçando um breve histórico dessa modalidade da Educação Básica no Brasil e no Paraná por meio de levantamento documental e de uma revisão da literatura a esse respeito, destacando as mudanças pelas quais a educação direcionada aos adultos passou. Em seguida, por meio de entrevistas e documentos, detemo-nos na reconstrução do percurso do CEEBJA de Maringá desde sua fundação até o ano de 2012 e de seu entrelaçamento com o atendimento individual. Posteriormente, para descrever o atendimento individual e as práticas pedagógicas de Língua Portuguesa, pautamo-nos em observações advindas do trabalho de campo, em entrevistas semiestruturadas direcionadas a professores do atendimento individual da disciplina e em questionários respondidos pelos alunos. Os resultados comprovam que o atendimento individual do CEEBJA, foco deste estudo, se constitui em uma organização diferenciada cujas principais características vão além da flexibilidade de horário, abrangendo uma forma diferente de relação e de interação institucional, pautada no respeito ao perfil e ao ritmo de aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; atendimento individual; organização escolar; práticas pedagógicas; CEEBJA Professor Manoel Rodrigues da Silva.