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OS SENTIDOS DE FAMÍLIA NO FANTÁSTICO: DESTACABILIDADE E AFORIZAÇÃO

 

Maria Danielle Mendes

mendesdani@yahoo.com

 

Em meio a significativas mudanças culturais, políticas, econômicas e tecnológicas ocorridas nas últimas décadas, a instituição familiar continua sendo tomada como referência social, agora com constituições e comportamentos da pós-modernidade. Ao lado das famílias tradicionais, que mantêm valores como a oficialização do casamento, a co-habitação de casais heterossexuais sob o mesmo teto, convivemos com modelos heterogêneos de família, que não admitem a necessidade de oficializar a união, nem sempre exigem a figura do pai ou a da mãe, admitem ser formados por casais homossexuais e por casais que optaram por não ter filhos. São manifestações das múltiplas facetas de uma instituição, que circulam por diferentes discursos e vêm contribuindo para a transformação do conceito de família. Com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, na perspectiva de Dominique Maingueneau (1995, 1996, 1997, 1998, 2005, 2008-c, 2008-d, 2008-e, 2008-f, 2010), nos propomos responder a seguinte questão: os enunciados destacados que ocorrem na revista eletrônica Fantástico contribuem para a constituição e circulação de sentidos sobre família? Nosso corpus é composto por uma série de cinco reportagens, veiculadas em agosto de 2008, mês em que o programa comemorou 35 anos. Cada uma dessas matérias baseia-se em uma cenografia que articula reportagem, entrevistas e dramatizações, num misto de informação e entretenimento. Para responder nossa pergunta de pesquisa, mobilizamos as noções de ethos discursivo, cena enunciativa, heterogeneidade constitutiva dos discursos e, especialmente, destacabilidade (MAINGUENEAU, 2008-d), aforização pessoal e sentenciosa, que possibilitam relacionar o conjunto de frases destacadas no Fantástico a formas de ser e de dizer cristalizadas na sociedade. Uma vez que o reconhecimento dos fatos discursivos vincula-se ao reconhecimento do real histórico e social, a análise desses enunciados é, simultaneamente, uma análise de parte da vida privada no Brasil contemporâneo. Pode ser vista também como uma parte da história da televisão brasileira e de um programa, em especial. Concluímos que esses enunciados destacados no discurso do Fantástico promovem a articulação das novas concepções de família com a concepção tradicional e contribuem para o ethos do programa. Dessa forma, por mais inovador que pareça o discurso sobre a família, ele guarda resquícios do campo discursivo a que se filia o conceito tradicional de família. A relevância da pesquisa consiste em analisar essa “nova” maneira de veicular a constituição e as relações familiares, bem como aprofundar a discussão teórica sobre o conceito de destacabilidade e suas interfaces.

 

Palavras-Chave: Análise do Discurso; aforização; revista eletrônica Fantástico.