|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
O MARAVILHOSO EM A CANÇÃO DE ROLANDO
Maria do Carmo Faustino Borges
O texto anônimo de A Canção de Rolando é expressão da cultura medieval do Ocidente europeu entre os séculos VIII e início do século XII, considerando-se que o autor criou uma história de ficção em que o tempo e o espaço desses dois períodos desapareceram para contextualizar o herói idealizado e o cavaleiro das Cruzadas. Optamos por uma abordagem do maravilhoso na referida obra, uma vez que a mesma e o tema despertaram entusiasmo ao encontramos espaço para discussões acerca do assunto. Para atingir o objetivo de compreender o maravilhoso cristão, conforme algumas leituras, e perceber o maravilhoso em diferentes modalidades, pela proposta moderna, uma pesquisa bibliográfica foi desenvolvida em diferentes perspectivas teóricas do gênero em autores como Aristóteles, Jolles, Todorov, Bessière, Chiampi, Le Goff, Poirion e outros. Fundamentamo-nos ainda em dados históricos coletados de renomados autores, a saber, Franco Jr., Le Goff, Grimberg, entre outros, cujos pressupostos teóricos prestaram bases à nossa leitura analítica do texto de A Canção de Rolando. Tal procedimento favoreceu a compreensão das relações entre o texto literário e a História; entre o herói que intitula a obra e o mito do herói que origina a gesta. A nossa leitura permitiu abordar o maravilhoso na obra por diferentes classificações do gênero, assim como observou o contexto de sua criação. Concluímos, assim, que a obra comporta dois enfoques de leitura: uma textualista, a partir do próprio discurso; outra contextualista, apoiados em elementos político e socioculturais, voltados sempre à construção do maravilhoso. A dissertação buscou, ainda, preservar a memória dessa obra-prima e incentivar novos estudos, especialmente aqueles direcionados à área de literatura, visto que ainda há muito a ser pesquisado e estudado.
Palavras-chave: A Canção de Rolando; Herói; Maravilhoso.
|