DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa

 

O GOSTO PELA LEITURA:
FATORES QUE MOTIVAM OU CONTROLAM?

Márcia de Souza Morais

Esta pesquisa qualitativo-quantitativa tem como objetivo primordial detectar fatores que influenciam no processo do desenvolvimento do gosto pela leitura. A proposição desta se justifica pela diversidade de pontos de vista existentes em relação à leitura e à necessidade de pesquisas que contribuam para o bom andamento do processo de gostar de ler, o que está bastante vinculado ao corpo docente.

Este trabalho está intimamente ligado à questão do desenvolvimento do gosto pela leitura e substancia-se em uma teoria composta por fatores que se relacionam ao contexto da pesquisa, com a finalidade de levantar e discutir itens sobre possíveis dados que estejam mesclados nesse processo.

Com o intuito de satisfazer o objetivo da pesquisa, os sujeitos envolvidos neste trabalho foram doze acadêmicos, que fazem parte de diferentes instituições e de cursos também distintos. Escolhi esses indivíduos, pois é de se supor que, com onze anos ou mais de contato com o processo de ler, possuam uma bagagem de leitura, a princípio, razoável e sejam capazes de citar aspectos que acreditam terem sido de importância básica para sua formação enquanto leitor.

A análise foi fundamentada nos dados fornecidos pelos sujeitos, cujo relato apresentou aspectos que influenciaram negativa ou positivamente o seu comportamento em relação ao gosto pela leitura.

A pesquisa revelou que o gosto por leituras não é algo que se desenvolve com um único tipo de estímulo, mas sim acontece com o desenrolar do tempo e da maturidade de cada indivíduo. Os lugares freqüentados e as situações vivenciadas por leitores em formação podem contribuir para o processo de leitura, mas especialmente foram citados dois ambientes: escolar e familiar, lugares estes lembrados pelos sujeitos como principais responsáveis por estímulos que contribuíram ou atrapalharam o desenvolvimento desse processo.

A partir da análise realizada sobre os fatores que contribuem positivamente ou atrapalham o processo de desenvolvimento do gosto pela leitura, esta pesquisa pretende contribuir para que se compreenda melhor a ocorrência desse processo.

Palavras-chave: Fatores; Gosto; Leitura.