DEFESAS
RESUMO

 

 

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A NEGOCIAÇÃO DE IDENTIDADES DE PROFESSOR NA SALA DE AULA

DE ESTÁGIO DE LÍNGUA ESPANHOLA

 

Marcela de Freitas Ribeiro Lopes

marcelamail@yahoo.com.br

 

Esta dissertação é parte de um processo de entendimento da sala de aula, da escola, em especial, da formação de professor de língua espanhola. Partimos do problema de que os alunos dos últimos anos do curso de Letras/Espanhol pensam que na disciplina de Estágio Supervisionado de Língua Espanhola é que se constituem professores. Este estudo tem o objetivo de investigar a identidade negociada na fala-em-interação no estágio de regência de três estagiárias, alunas do quarto ano do curso de Letras/Espanhol da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO/Campus de Irati. A fundamentação do trabalho segue duas correntes teóricas: a Análise da Conversa Etnometodológica e a Sociolinguística Interacional. Ambas dão base para a análise da fala-em-interação da sala de aula das professoras em formação e para a reflexão sobre identidade de professor que elas negociam e constroem com os alunos. O trabalho de campo foi realizado em seis turmas do ensino médio em três colégios públicos da cidade de Irati. Após consentimentos dos diretores, dos professores, das estagiárias e dos pais dos alunos do Ensino Médio, foram coletadas 31 horas/aulas de gravações audiovisuais. Na análise dessas aulas, observamos que: 1. As três estagiárias orquestram as tomadas de turno; a fala-em-interação acontece respeitando uma determinada ordem estabelecida por um participante – a estagiária; 2. Os alunos participam desta orquestração sustentando a categoria de organizadora da interação das estagiárias e ratificando sua identidade de professora; 3. Existem conflitos na fala-em-interação, as professoras das turmas presentes na sala de aula interferem na negociação da identidade das estagiárias e os alunos colocam em xeque o seu status de quem sabe e de organizadoras da fala-em-interação; e 4. Cada professora em formação tem sua própria proposta de ensino e aprendizagem, que está relacionada com o que cada uma delas pensa sobre o que é ser professor, a qual é negociada na fala-em-interação com os alunos e a professora da turma. Tudo isso constitui a sua identidade de professor, nesse momento do estágio, e revela que os professores em formação precisam realizar discussões sobre fala-em-interação, participação e identidades sociais.

 

Palavras-chave: Identidade Social; Professor em formação; Fala-em-interação.