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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
OS INFAMES DE COPACABANA PALACE:
BIOPOLÍTICA, PACTO DE SEGURANÇA E SUBJETIVAÇÃO(DES)CONSTRUINDO O SUJEITO
“INVASOR” Maraisa Daiana da Silva maraisa.d.silva@gmail.com A pesquisa que aqui se apresenta tem por alicerce,
em diálogo com as teorias cinematográficas, as teorias que integram a Análise
do Discurso Foucaultiana, as quais permitem pensar o sujeito dessa pesquisa, o
“sujeito invasor”. Para tanto, recorreu-se à materialidade cinematográfica por
entendê-la como um dispositivo técnico e tecnológico, por gerar condições de
coexistência enunciativas que delineiam, preliminarmente, no âmbito da formação
de conceitos, fazendo circular, pela sua formação e modo operacional,
diferentes enunciados que repercutem verdades de uma dada época, de um espaço
institucional, geográficos ou, ainda, de espaços limítrofes, cujas extremidades
têm, no corpo biológico, sociocultural e político, a superfície de sua
inscrição material e discursiva. O corpus dessa pesquisa se limita ao
documentário, intitulado Copacabana Palace, produzido por Peter Bauza e
Tuta Piné, que narra a trajetória do fotógrafo alemão Peter Bauza que vem
documentar um conjunto de seis prédios abandonados no bairro de Campo Grande,
zona Oeste do Rio de Janeiro, localizado a 60 quilômetros de uma das áreas mais
nobres e prestigiadas do Brasil, Copacabana. O projeto de Bauza resultou em um
fotolivro que traz como protagonista, assim como o documentário,
o sujeito “invasor”. Com significativa escassez no âmbito do discurso e da
pesquisa, o sujeito “invasor” torna-se objeto desta pesquisa justamente porque
traz à tona a emergência discursiva da inclusão social, que pode promover um
regime de olhar sobre esses sujeitos e viabilizar enunciações singulares sobre
esses corpos, ressignificando-os no interior das práticas sociais, de modo a
questionar como é possível propiciar descontinuidades no modo de subjetivação
desses sujeitos e, ainda, como o pacto de segurança atua na contemporaneidade,
dispositivo este que tem por encargo uma sociedade. A justificativa deste
trabalho está, por isso, pautada na problematização dessa emergência discursiva
e na necessidade de se voltar para esses indivíduos, cujos olhares da sociedade
estão quase sempre desviados. Sob tais perspectivas, o objetivo desta
dissertação delineou-se por compreender o modo
como a biopolítica e o dispositivo de segurança atuam nas práticas de subjetivação do sujeito “invasor”, no documentário Copacabana Palace. Assim, os resultados desta pesquisa revelam que é a partir do poder, da sujeição, das técnicas de
subjetivação que é possível entender a pluralidade do termo liberdade. A
biopolítica, tecnologia que se centra no exercício regulador da normalização
social, atua na comunidade de “invasores” pelo sistema de controle funcional e
econômico necessário e o pacto de segurança, para as questões como segurança
social, na qual o direito de moradia vai se encaixar, funciona em Copacabana
Palace na medida em que permite a ocupação. O documentário, ao dar
visibilidade aos corpos infames doCopabana
Palace, revela que esses sujeitos não têm voz, mas resistência, resistência
estaque deve resisitir à implosão ocorrida desses prédios. Dá-se continuidade à
história desses infames que lutam por liberdade, por dignidade, por cidadania,
por “seu espaço”. .
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