|
RESUMO |
A
ESCRITA ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL Gizéle
Mancuzo de Brito A
pesquisa teve como propósito identificar as condições favoráveis
para atividades dialógicas no espaço de sala de aula e também nas
orientações adequadas ao exercício de elaboração da escrita. Para
identificar tal empreendimento prático, foi necessário conhecer o
desempenho do professor, no tocante à atividade de produção de
texto em sala de aula, uma vez que ele exerce um papel muito
significativo no processo da aquisição da escrita, bem como seu
instrumento de trabalho, o livro didático, o qual é fonte de seu
estudo e um componente fundamental que precisa estar situado no
processo de interação. O livro didático analisado, utilizado nas
aulas observadas, é “Linguagem Nova”, organizado por Faraco &
Moura, destinado às aulas de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª séries.
A condução das observações foi realizada num colégio estadual,
nos períodos matutino e vespertino, nos meses de fevereiro a junho de
2003. A coleta de registro desenvolveu-se nas atividades de produções
de textos de quatro turmas do ensino fundamental: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª
séries, em que ministrava aulas o professor observado. Assim, esta
dissertação divide-se em quatro partes: a primeira apresenta
pesquisas já realizadas, como também os pressupostos teóricos da
produção textual, a partir da Lingüística Aplicada, os quais dão
suporte para análises que constituem a terceira parte da pesquisa; na
seqüência, mostram-se o perfil dos participantes envolvidos na
pesquisa e uma amostra sobre as observações registradas;
posteriormente, analisam-se as aulas de produção de escrita de cada
série, a fim de verificar como aconteceu o trabalho conjunto do
professor com o material didático; a última parte conclui que o
ensino de produção de texto está intimamente ligado com a
aprendizagem veiculada pelo livro didático e este, por sua vez, ao
parâmetro básico e essencial de ensino no âmbito escolar. As aulas
observadas permitiram analisar as interações investigadas,
demonstrando que o foco da atenção é a construção da escrita
através do livro didático.
Palavras-chave:
escrita,
livro didático, professor, aluno. |