DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa



A ESCRITA ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Gizéle Mancuzo de Brito

mancuzobrito@uol.com.br

 

A pesquisa teve como propósito identificar as condições favoráveis para atividades dialógicas no espaço de sala de aula e também nas orientações adequadas ao exercício de elaboração da escrita. Para identificar tal empreendimento prático, foi necessário conhecer o desempenho do professor, no tocante à atividade de produção de texto em sala de aula, uma vez que ele exerce um papel muito significativo no processo da aquisição da escrita, bem como seu instrumento de trabalho, o livro didático, o qual é fonte de seu estudo e um componente fundamental que precisa estar situado no processo de interação. O livro didático analisado, utilizado nas aulas observadas, é “Linguagem Nova”, organizado por Faraco & Moura, destinado às aulas de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª séries. A condução das observações foi realizada num colégio estadual, nos períodos matutino e vespertino, nos meses de fevereiro a junho de 2003. A coleta de registro desenvolveu-se nas atividades de produções de textos de quatro turmas do ensino fundamental: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, em que ministrava aulas o professor observado. Assim, esta dissertação divide-se em quatro partes: a primeira apresenta pesquisas já realizadas, como também os pressupostos teóricos da produção textual, a partir da Lingüística Aplicada, os quais dão suporte para análises que constituem a terceira parte da pesquisa; na seqüência, mostram-se o perfil dos participantes envolvidos na pesquisa e uma amostra sobre as observações registradas; posteriormente, analisam-se as aulas de produção de escrita de cada série, a fim de verificar como aconteceu o trabalho conjunto do professor com o material didático; a última parte conclui que o ensino de produção de texto está intimamente ligado com a aprendizagem veiculada pelo livro didático e este, por sua vez, ao parâmetro básico e essencial de ensino no âmbito escolar. As aulas observadas permitiram analisar as interações investigadas, demonstrando que o foco da atenção é a construção da escrita através do livro didático.

 

Palavras-chave: escrita, livro didático, professor, aluno.