Luciene Aparecida Sgobero Uller

lucieneuller@gmail.com

O objetivo desta pesquisa teórico-prática consiste em buscar respostas para a dificuldade de a Instituição Escolar Pública, representada por duas escolas pesquisadas na cidade de Campo Mourão, em formar leitores literários efetivos e letrados, apesar dos investimentos na escola feitos no decorrer dos últimos anos pelas mantenedoras SEED/MEC, tanto em infraestrutura (materiais didáticos, livros, tecnologia, etc.), quanto  na formação continuada para professores e demais profissionais da educação. Para a análise proposta, foi realizada pesquisa bibliográfica, cujo aporte teórico constitui-se de conhecimentos relacionados à leitura, à literatura e ao letramento, bem como um estudo de caso de abordagem etnográfica, envolvendo aplicação de um questionário, realizado no final de novembro de 2012, em duas salas de sexto ano de duas escolas de Campo Mourão, sendo uma central e outra da periferia da cidade, intituladas A e B. As questões foram organizadas, objetivando uma investigação de como a escola utiliza seus recursos estruturais e tecnológicos disponíveis para o trabalho com a leitura, visando a formação do leitor literário. Neste sentido, partiu de questões sobre a biblioteca, o laboratório de informática, a internet, a TV pendrive, abordando, por fim, questões sobre a relação aluno/leitura. As respostas dos alunos, tanto da escola “A” quanto da escola “B”, colocam em discussão os resultados apontando para a premissa de que mais do que o espaço físico, o que faz a diferença no processo de formação do leitor são as ações que a escola pode implementar junto aos discentes, em favor dessa formação.  Essa pesquisa aponta também para a importância de um trabalho de leitura escolar voltado para os múltiplos letramentos, utilizando as tecnologias disponíveis no ambiente escolar, por meio de  metodologias que contemplem as diferenças.

Palavras-chave: Formação do leitor; Letramento;  Educação.