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RESUMO

 

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O HAICAI BRASILEIRO: CORRENTES DE COMPOSIÇÃO

 

RESUMO

 

Lucas Felipe Batista Bispo

lucasfelipe_br@hotmail.com

 

Nesta dissertação, realizamos um estudo do haicai brasileiro, forma poética oriunda do haiku japonês, com o fim de identificar correntes de composição na produção brasileira, a partir da seleção de obras de ressonância no mercado editorial ou de relevância histórica no Brasil. A pesquisa contemplou obras de haicai destinadas ao público infantil e juvenil, observando temas e formas dessa produção, para evidenciar um contraste com a produção de haicai sem público preestabelecido. Como metodologia, adotamos a pesquisa bibliográfica, que consistiu na leitura de revistas, obras teóricas sobre história da literatura, poesia, poesia infantil e juvenil e haicai, e obras teóricas da Estética da Recepção; o levantamento parcial da produção de haicais no Brasil e a análise crítica de obras representativas das correntes de composição da produção brasileira para o estabelecimento de elementos estéticos e temas predominantes. Como fundamentação teórica, selecionamos: Haiku. Volume One: Eastern Culture, de R. H. Blyth (1981); O Haicai no Brasil, de H. Masuda Goga (1988), Haikai, de Paulo Franchetti (2012); o artigo “O haicai no Brasil”, de Paulo Franchetti (2008); o artigo “O caminho da hai-kai: corpo e espírito”, de Alice Ruiz (1995); os ensaios: “Haicai: homenagem à síntese” e “Visualidade e concisão na poesia japonesa”, de Haroldo de Campos (1969); os ensaios “A poesia de Matsuo Bashô” e “A tradição do haiku”, de Octavio Paz (1972); os quais serviram de base para observar as múltiplas vertentes de composição do haicai no Brasil e traçar um percurso histórico, desde as origens da poesia no oriente até sua lapidação na forma de haiku e, por fim, a transposição para o Brasil, que desenvolveu novos contornos; As formas do silêncio, de Eni P. Orlandi (1997), para compreender melhor os espaços de significação do haicai, a partir da observação do silêncio no movimento dos sentidos do texto; “O texto poético na mudança de horizonte da leitura”, de H. R. Jauss (1983), para investigar o ato de leitura do haicai, compreensão e interpretação, reconhecendo os movimentos do leitor diante do texto, a partir dos elementos formais que mediam a interação. Como resultado, apresentamos correntes de composição do haicai, a partir da análise de obras representativas dessas vertentes, e reconhecemos temas e formas do haicai destinado ao público infantil e juvenil, a partir de uma seleção de obras de ressonância no mercado editorial brasileiro.

 

Palavras-chave: Corrente de composição; Haicai; Poesia infantil e juvenil.

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