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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
O HAICAI BRASILEIRO: CORRENTES DE
COMPOSIÇÃO RESUMO Lucas Felipe Batista Bispo lucasfelipe_br@hotmail.com Nesta dissertação, realizamos um estudo
do haicai brasileiro, forma poética oriunda do haiku japonês, com o fim de identificar correntes de composição na
produção brasileira, a partir da seleção de obras de ressonância no mercado
editorial ou de relevância histórica no Brasil. A pesquisa contemplou obras de
haicai destinadas ao público infantil e juvenil, observando temas e formas
dessa produção, para evidenciar um contraste com a produção de haicai sem
público preestabelecido. Como metodologia, adotamos a pesquisa bibliográfica,
que consistiu na leitura de revistas, obras teóricas sobre história da
literatura, poesia, poesia infantil e juvenil e haicai, e obras teóricas da
Estética da Recepção; o levantamento parcial da produção de haicais no Brasil e
a análise crítica de obras representativas das correntes de composição da
produção brasileira para o estabelecimento de elementos estéticos e temas predominantes.
Como fundamentação teórica, selecionamos: Haiku.
Volume One: Eastern Culture, de R. H. Blyth (1981); O Haicai no Brasil, de H. Masuda Goga (1988), Haikai, de Paulo Franchetti (2012); o artigo “O haicai no Brasil”,
de Paulo Franchetti (2008); o artigo “O caminho da hai-kai: corpo e espírito”,
de Alice Ruiz (1995); os ensaios: “Haicai: homenagem à síntese” e “Visualidade
e concisão na poesia japonesa”, de Haroldo de Campos (1969); os ensaios “A
poesia de Matsuo Bashô” e “A tradição do haiku”, de Octavio Paz (1972); os
quais serviram de base para observar as múltiplas vertentes de composição do
haicai no Brasil e traçar um percurso histórico, desde as origens da poesia no
oriente até sua lapidação na forma de haiku
e, por fim, a transposição para o Brasil, que desenvolveu novos contornos; As formas do silêncio, de Eni P. Orlandi
(1997), para compreender melhor os espaços de significação do haicai, a partir
da observação do silêncio no movimento dos sentidos do texto; “O texto poético
na mudança de horizonte da leitura”, de H. R. Jauss (1983), para investigar o
ato de leitura do haicai, compreensão e interpretação, reconhecendo os
movimentos do leitor diante do texto, a partir dos elementos formais que mediam
a interação. Como resultado, apresentamos correntes de composição do haicai, a
partir da análise de obras representativas dessas vertentes, e reconhecemos
temas e formas do haicai destinado ao público infantil e juvenil, a partir de
uma seleção de obras de ressonância no mercado editorial brasileiro. Palavras-chave: Corrente
de composição; Haicai; Poesia infantil e juvenil. .
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