DEFESAS
RESUMO

 

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DISCURSO BÍBLICO: O ARROSTAMENTO DE DUAS FORMAÇÕES DISCURSIVAS DISTINTAS

 

Luana Cimatti Zago

luanazago@bol.com.br

 

Este trabalho constitui um gesto de leitura sobre um conjunto de textos bíblicos registrados tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, especialmente nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, por meio dos quais promovemos o arrostamento de duas formações discursivas (FDs) distintas, dentro do discurso religioso, uma relativa ao discurso dos judeus, outra ao discurso de Jesus Cristo. O discurso religioso possui caráter constituinte (MAINGUENEAU, 2006) e, por isso, apresenta enunciados cuja legitimidade é conferida por seu próprio estatuto enunciativo. Objetivamos identificar as relações polêmicas/antagônicas, bem como os pontos de intersecção entre ambas as FDs, tendo em vista contradições ideológicas que, concomitantemente, as unem e dividem. O conceito de FD com o qual trabalhamos parte de Pêcheux e ancora-se em Courtine (2006, 2009), que a vê não como um bloco homogêneo, mas como uma unidade dividida em si mesma e assombrada por seus antagonistas. Tanto os enunciados atribuídos aos judeus quanto os atribuídos a Jesus Cristo constituem-se partir do reagrupamento de já-ditos que se apoiam em tradições discursivas distintas. O discurso de Jesus Cristo figura como o antagonista assombrador da FD judaica. Esse antagonismo dá-se principalmente pelas diferentes “formas-sujeito messiânicas” apresentadas pelas FDs. Enquanto o Messias da FD judaica apresenta-se acentuadamente político-terreno, com a função de aniquilar os inimigos, o Messias da FD cristã apresenta-se transcendente, com a missão de trazer perdão de pecados. A análise demonstra que o discurso do sujeito da FD cristã, tendo assumido uma posição-sujeito divina, figura como o que não pode e não deve ser dito na FD judaica. A homogeneidade entre as duas FDs pode ser constatada na repetibilidade de elementos do discurso religioso e na memória discursiva; a heterogeneidade, por sua vez, dá-se tanto em termos de contraste entre o físico e o espiritual, o material e o transcendente, o terreno e o celestial, como também em termos de confronto, de afrontamento ideológico.

Palavras-chave: formação discursiva; discurso religioso; homogeneidade; heterogeneidade.