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O BLOG NA SALA DE AULA E A SALA DE AULA NO BLOG: POSTS E COMENTÁRIOS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA

 

Lorena Izabel Lima

lorenaunicentro@hotmail.com

 

O presente trabalho tem como objetivo descrever uma experiência de transposição didática, aplicada em uma primeira série do Ensino Médio da rede pública de ensino, focando a atividade de escrita em blogs. Parte-se da hipótese de que essa ferramenta otimiza a participação assíncrona dos interlocutores (blogueiros e leitores), que podem efetivar suas atitudes responsivas através de comentários escritos, dentro do ambiente virtual, gerando uma escrita socialmente situada. A partir dessa hipótese, busca-se atingir os seguintes objetivos específicos: a) Utilizar o blog como ferramenta de interação real em sala de aula; b) Comprovar que para que se possa realizar um trabalho de ensino da escrita é preciso que o blog seja considerado como um gênero hipertextual e não apenas como mais um gênero do discurso; c) utilizar os posts e comentários como ferramentas de diálogo e reflexão sobre os textos produzidos pelos alunos; d) compreender como a interação estabelecida entre as postagens e os comentários pode colaborar para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos. Com vistas a esses objetivos, este trabalho constitui-se a partir da perspectiva sócio-histórica de estudo sobre a linguagem, subsidiada nos pressupostos de Bakhtin/Volochinov (1995); Bakhtin (2003) e Vygotsky (1988), expondo reflexões teóricas sobre a linguagem, especificamente a escrita, sua constituição e disponibilidade na formação do discurso, a partir dos conceitos de gêneros discursivos, interlocutor, e dialogismo. A abordagem metodológica é a qualitativa-interpretativa ( Lüdke & André, 1986; Erickson, 1988) a fim de abranger a descrição de todas as etapas do processo, bem como permitir uma flexibilidade no usos de instrumentos variados, tais como questionários e gravações. Dessa forma, primeiro faz-se um levantamento sobre a relação dos estudantes do ensino médio com a escrita digital. Os questionários semi-abertos, aplicados a alunos do ensino médio e, posteriormente, analisados dão os subsídios para a organização de uma atividade de transposição didática, considerando as três dimensões que isso implica: leitura, análise linguística e escrita, propriamente dita. A triangulação dos textos coletados com os registros gravados em sala de aula mostra que: a) os alunos produzem textos que caracterizam atitudes responsivas imediatas quando o interlocutor é marcado e está presente no diálogo; b) posicionam-se como o outro de si mesmo, isto é, como leitores do próprio texto quando entram em contato com os comentários escritos produzidos pelos colegas e com a mediação do professor,  modificando informações, alterando o texto; c) só atingem uma escrita eficiente quando o professor delimita o gênero textual a ser escrito no post; d) utilizam-se dos recursos hipertextuais  na leitura e na escrita. A conclusão do trabalho mostra que a utilização do blog na sala de aula propicia a inserção dos alunos na blogosfera, na qual os estudantes adéquam, a partir de uma  finalidade, o gênero discursivo , a linguagem e o estilo empregados em função dos interlocutores. Além disso, a real interação entre os interlocutores envolvidos na escrita de postagens e comentários, contribui para que os alunos releiam, reavaliem e reescrevam os textos postados no blog, considerando seu interlocutor e as sugestões que ele faz. O blog como instrumento de ensino-aprendizagem permite que os alunos se envolvam em práticas concretas de uso da linguagem, nas quais a alternância entre os papeis leitor-escritor são preponderantes para desenvolver a capacidade de escrita dos estudantes, pois encontram público para serem ouvidos, cumprindo assim o papel da palavra, que segundo Bakhtin (1992) “é o de querer ser ouvida.”.

 

Palavras-chave: produção textual escrita –- blogs – comentário – posts – gênero discursivo – interlocutor