DEFESAS
RESUMO

 

<<Dissertação completa não disponibilizada pela autora>>

 

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO COM O PROJECT WORK NAS AULAS

 DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Lisandra Soldati Fração

O presente estudo, tendo como método a investigação-ação, busca algumas respostas e alternativas e tenta refletir, a partir da própria prática docente, sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua materna na educação superior. Adotamos como estratégia e tema a análise de uma experiência de construção de conhecimento / produção de linguagem com o Project Work (PW) nas aulas de língua portuguesa no Curso superior de moda. O corpus de análise originou-se do processo de construção de linguagem ocorrido durante as aulas e do produto final obtido através dele - a revista InVestir Moda e Cultura. Para este estudo utilizamos postulados da área de educação e lingüística. Constatamos que o produto resultante foi uma coletânea de textos bem realizados do ponto de vista de um ensino interacionista/interativo que nos propusemos vivenciar. Consideramos a experiência positiva: no ganho de autonomia e responsabilidade das alunas; no excelente desempenho das habilidades lingüísticas - falar, ouvir, ler e principalmente escrever que as alunas apresentaram; no desenvolvimento do pensamento crítico, fundamental para um bom desempenho lingüístico; no preparo para a vida profissional das alunas, fazendo-as vivenciar durante as aulas um pouco do que vão encontrar no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Educação superior; Produção de linguagem; Project Work.