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RESUMO |
EM BUSCA DOS PRODUTORES DE SENTIDO NA AULA DE LEITURA Esta pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, procurou analisar o tipo de aula de leitura que uma professora de Língua Materna, do ensino fundamental, pertencente a uma escola pública da rede de ensino do Paraná, ministra a seus alunos. O referencial teórico, partindo de uma visão interacionista da linguagem, ancorou-se também na Análise do Discurso de linha francesa e nos estudos cognitivos da Psicolingüística. A investigação revelou, nas aulas de leitura observadas, o predomínio de uma visão tradicional de linguagem, em que se concebe a leitura como decodificação, como busca do sentido único do texto. Essa visão decorre de inconsistência teórica da professora somada à existência de certas imagens interiorizadas por ela, tais como: o professor deve ser informador, o controlador, o avaliador; o aluno, o recebedor; a sala de aula, o lugar de transmissão de conhecimento. Este posicionamento da professora e o silenciamento dos alunos elegem o livro didático como o único "produtor de sentido" da aula de leitura, levando à formação de pseudo-leitores, ou, em outras palavras, leitores desprovidos de criticidade, decifradores da mera linearidade do texto. Palavras-chave: Professor, Aula, Leitura. |