|
RESUMO |
O
LEITOR E A LEGITIMIDADE DA MÍDIA: A RELAÇÃO ENTRE A REVISTA
VEJA E SEUS LEITORES NO ENSINO SUPERIOR Lígia Simoneli Esta dissertação apresenta como tentativa de análise a formação do leitor em relação à mídia impressa no âmbito do Ensino Superior. Por apresentar um cunho multi e transdiciplinar, esta pesquisa envolve conceitos de Comunicação Social, Mídia, Psicolingüística e da Análise do Discurso de linha francesa para sua construção. Quanto à leitura da mídia, a revista Veja foi apontada como primeira opção pelos graduandos do curso de Ciências Contábeis. Por isso, houve a iniciativa em saber qual o perfil de leitor que esta instituição diz formar em comparação ao perfil de leitor que apresenta. Para tal proposta, foi adotada a metodologia quali-interpretativa de pesquisa contando com análise discursiva da revista, aplicação de dois questionários, um pré-teste e um teste de leitura aos graduandos, entrevistas com um professor do curso e uma bibliotecária. Outrossim foram consideradas as instâncias atuantes de mediação da leitura e não apenas os aspectos cognitivos e discursivos durante a leitura. Portanto, o olhar investigativo foi delimitado em tópicos: 1) o perfil de leitor que a instituição defende formar e o perfil de leitor que apresenta; 2) o grau de importância que os graduandos e os professores atribuem à leitura; 3) os movimentos dos alunos diante de situações de leitura da mídia; 4) as condições de produção das leituras informativas; 5) a relação entre a mídia impressa e o leitor; 6) as mediações atuantes durante a leitura. Os resultados das análises mostram que, embora os graduandos e os professores atribuam uma importância à leitura reflexiva para sua formação intelectual e profissional, em seus dizeres, eles ainda concebem leitura como a extração de informações (“dadas e verdadeiras”) produzidas pela mídia impressa. Logo, tanto os graduandos quanto os professores legitimam a crença nos discursos de verdade, objetividade e imparcialidade produzidos pela mídia como efeito aos seus leitores.
Palavras-chave: discurso; formação do leitor; mídia impressa; ensino superior. |