DEFESAS
RESUMO

 

 

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A TELEVISÃO NA ESCOLA COMO OBJETO DE LEITURA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO MIDIÁTICO TELEVISIVO

 

Letícia Afonso Rosa Garcia

leticiarosa@unipar.br

 

Nesta pesquisa investiga-se como ocorre a relação da escola, professores e alunos com a televisão enquanto veículo de comunicação de massa e de que forma ela é utilizada no ambiente escolar. Para isso, utilizei como metodologia a aplicação de questionários e entrevistas com os participantes do curso “TV e Leitura”, que foi organizado para alcançar o objetivo geral deste trabalho: auxiliar na formação de professores capazes de trabalhar com a televisão em sala de aula, como objeto de leitura, visando à formação de telespectadores críticos, capazes de ler de forma ativa o conteúdo da mídia. O curso foi ministrado em quatro módulos de quatro horas cada para dezesseis professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da rede pública da cidade de Cascavel (PR). Os pressupostos teóricos estão respaldados pela concepção interacionista de leitura, que a compreende com um processo de construção de sentidos em que o leitor é co-produtor e interage com o texto. Tal conceituação é transposta para o ato de assistir televisão que, nesta pesquisa, é considerado como ato de leitura. Por isso, defendo que se faz urgente que a escola inclua a televisão em sala de aula como objeto de leitura, capacitando os alunos a lê-la de forma crítica, como leitores competentes. Através dos questionários aplicados aos professores, foi possível notar que a televisão não é utilizada em sala como fonte de leitura, mas apenas como suporte técnico para as aulas com vídeo. Outro aspecto observado é que a maioria dos professores não compreende o ato de assistir televisão como um ato de leitura, o que foi alterado após a participação no curso “TV e Leitura”. Outro dado relevante é que apesar de trabalharem em média quarenta horas semanais, os docentes assistem televisão diariamente, o que se caracteriza como um hábito, sem qualquer avaliação negativa em relação à prática. Os índices revelam que, mesmo não assumindo, na maioria das vezes, os professores são telespectadores assíduos, sendo que o gênero preferido por 100% deles é o telejornalístico. O principal resultado obtido por esta pesquisa foi a aplicação da proposta de letramento midiático apresentada no curso “TV e Leitura” por uma das professoras participantes em suas aulas de Língua Portuguesa. Por meio de uma atividade em sala de aula, os alunos produziram uma reportagem sobre a Gincana Ambiental desenvolvida anualmente pela escola, colocando em prática conceitos que os ajudaram a conhecer como se dá a produção da notícia na televisão e, assim, se constituíssem como leitores de mídia críticos e ativos com as características de um leitor competente.

 

PALAVRAS-CHAVE: leitura; televisão; escola.