DEFESAS
RESUMO

 

 

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O Meu Pé de Laranja Lima: Do Broto ao Fruto. A Recepção da Obra de José Mauro de Vasconcelos por Diferentes Gerações

 

Juliana Leopoldino de Souza Cruz

juleopoldino@terra.com.br

 

O objetivo principal da presente dissertação foi verificar o efeito receptivo da obra O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, por um público específico, diferenciado por idade, maturidade, história de leitura e sexo, evidenciando o reconhecimento da mesma pelo público atual. O Meu Pé de Laranja Lima foi uma das obras brasileiras infanto-juvenis mais conhecidas que atingiu grande sucesso editorial no Brasil e logo conseguiu edição em vários países estrangeiros. São raros no Brasil estudos desenvolvidos sobre as obras de José Mauro de Vasconcelos e sobre a obra em questão. O corpus da pesquisa foi composto por doze pessoas, divididas em seis grupos distintos. A presente dissertação analisou a recepção de O Meu Pé de Laranja Lima por um público atual, de diferentes gerações, verificando assim se a mesma atingiu ou ultrapassou o horizonte de expectativa do leitor contemporâneo com relação à obra. Algumas teorias, tais como a Estética da Recepção e a Sociologia da Leitura nortearam essa pesquisa, assim como um levantamento etnográfico realizado com público colaborador distinto. Com a realização da pesquisa, houve o levantamento de questões sobre a receptividade da obra por parte daqueles que a lêem pela primeira vez e por parte daqueles que a relêem. Os resultados demonstraram que o horizonte de expectativas dos leitores foi quebrado ao mesmo tempo em que a leitura provocou identificação com a personagem-herói através da emoção.  No quadro do horizonte de expectativas, todos os leitores mostraram adesão ao livro. Desta identificação prazerosa nasce a Katharsis, a reflexão sobre a obra, quando o leitor transforma uma leitura subjetiva em uma leitura intersubjetiva e, principalmente, transforma-se (cura-se, na acepção aristotélica). A leitura e as transformações importantes nas vidas dos leitores mostraram o poder de plurissignificação da recepção da literatura, deslocando seu horizonte de expectativas e atribuindo novos significados à sua nova experiência estética através da obra O Meu Pé de Laranja Lima.  Os leitores que entraram em contato com a obra pela segunda vez demonstraram a ampliação dos horizontes de expectativas e também o amadurecimento de leitura. Assim, observamos, pela releitura, que há uma mudança de significação no mesmo leitor, numa perspectiva diacrônica, pois o texto possibilita a atribuição de novos significados.  Por fim, através das entrevistas, percebemos que o livro continua vivo em sua rede de significações, ou seja, continua completando sua comunicação com o leitor através de sua recepção.

 

Palavras-chave: O Meu Pé de Laranja Lima; Estética da Recepção; Horizonte de Expectativa.