DEFESAS
RESUMO

 

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

 

UM OLHAR PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES:

ENSINO MÉDIO – MODALIDADE NORMAL

 

Leonice Aparecida Braga Húngaro

leonicehungaro@hutransportes.com.br

 

O trabalho focaliza o ensino de Língua Materna no curso de formação de docentes em nível médio oferecido por um colégio de Maringá. A pesquisa investiga os eixos do ensino de leitura, produção textual e reflexão sobre a língua no curso denominado Ensino médio - Modalidade Normal, cujo objetivo é formar professores para atuar nas primeiras séries do Ensino Fundamental (zero a dez anos). A investigação justifica-se pela importância do curso no cenário educacional. As análises ancoram-se no método qualitativo-interpretativo de caráter etnográfico, visto que a pesquisadora atua como professora de parte dos alunos pesquisados, e os dados são interpretados sob o enfoque qualitativo. O corpus é composto por 58 relatórios de prática docente dos professorandos, nos estágios supervisionados realizados nos anos de 2004 e 2006. As análises são sustentadas por pressupostos teóricos da Lingüística Aplicada, sobre o processo de leitura, de escrita e de análise lingüística no ensino. As análises apresentadas neste trabalho foram selecionadas pela representatividade em relação a todos os exercícios analisados e o resultado mostra que, em fase de conclusão de curso, no universo pesquisado, poucos são os alunos que entendem a necessidade de buscar os sentidos do texto na interação entre autor, condições de produção e leitor. Esses alunos, potenciais professores das primeiras séries do Ensino Fundamental, entendem, em sua maioria, que, durante o processo de leitura, os sentidos dos textos ou são atribuídos unicamente pelo leitor, ou são extraídos unicamente do material lingüístico. O parco trabalho com a produção escrita, por sua vez, é visto mais como uma forma de preencher espaço temporal do que como uma atividade significativa na aprendizagem das crianças em início de idade escolar. Por fim, as atividades de análise lingüística constantemente cedem lugar à gramática normativa, com ênfase na metalinguagem, nas aulas para crianças de 6 a 10 anos. Tais dados permitem concluir que os alunos pesquisados reproduzem os mesmos moldes em que foram ensinados, mantendo o movimento circular que configura a educação no país.

 

Palavras-chave: formação docente; Escola Normal; ensino; língua portuguesa