DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa

O TRABALHO COM A SINTAXE NO ENSINO MÉDIO

 

Leila Silvana Pontes Caetano

leilapontes@bol.com.br

 

Esta pesquisa descritivo-analítica é resultado de minha insatisfação diante de um material didático que reflete um ensino de sintaxe pautado na descrição dos elementos lingüísticos, nas nomenclaturas e nas regras pertinentes à variedade padrão, de maneira que o uso da língua, bem como a reflexão sobre seu funcionamento acabam se situando em um patamar bastante marginal e deslocado do universo discursivo que considera contextos e usuários. O trabalho consiste na análise de quatro apostilas dirigidas à 2ª série do ensino médio de um colégio preparatório para o vestibular. Observa-se no material uma tendência em explorar exaustivamente aspectos relacionados à gramática teórico-normativa, deixando antever uma concepção de ensino de língua voltada, em grande parte, ao domínio da metalinguagem gramatical. Essa prática se opõe ao projeto pedagógico adotado pela instituição, que propõe um ensino de língua dirigido à instrumentalização do aluno, com vistas a seu convívio em sociedade. A análise identifica aspectos positivos e negativos presentes no trabalho proposto pelo material, tendo sempre presentes as especificidades de um curso pré-vestibular, de perfil tipicamente conteudista. Com base na experiência adquirida pelo manejo desse material em aula e na literatura especializada, procuro maneiras de imprimir significado aos processos e elementos sintáticos, aliando-os à semântica e à pragmática, de forma a focalizar o uso e os efeitos de sentido construídos nas relações interlocutivas.

 

 

Palavras-chave: Gramática. Sintaxe. Ensino de língua materna.