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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
A PROPÓSITO DA RELAÇÃO FALA-ESCRITA: UM ESTUDO COMPARATIVO DA ORGANIZAÇÃO TÓPICA DE PALESTRAS E SUAS RETEXTUALIZAÇÕES
Larissa Minuesa Pontes Marega
Nesta pesquisa privilegiamos as relações existentes entre língua falada e língua escrita, a partir de uma abordagem comparativa entre a organização tópica de elocuções formais (palestras) e de suas retextualizações escritas. Nosso corpus de análise constitui-se de três palestras do evento intitulado “VI Encontro – O negro na Universidade: o direito à inclusão”, realizado em 2004, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), que foram transcritas e retextualizadas por participantes do Projeto de Ensino Banco de Dados Midiáticos da UEM. De posse desse material, estabelecemos como objetivo central deste trabalho observar se, como descreve a literatura especializada, mesmo sendo semelhantes em determinados pontos – assimetria interacional e situacional, macroestrutura organizacional, arranjo temático e composicional – essas palestras e suas retextualizações apresentam mudanças representativas no que diz respeito à topicalidade. Fundamentados nas orientações teóricas, terminológicas e analíticas da Análise da Conversação e da Linguística Textual, selecionamos o tópico discursivo como categoria de análise, tal como postulado nos estudos do Projeto Gramática do Português Falado. Para a realização de nossa proposta de pesquisa, identificamos os tópicos discursivos dos textos falados e dos textos escritos, tomando por base o princípio da centração e construímos Quadros Tópicos e tabelas explicativas que evidenciaram a organização tópica vertical e linear dos tópicos desenvolvidos. Descrevemos, também, os elementos responsáveis pela segmentação tópica das palestras: centração, inserções intertópicas, inserções intratópicas, inserções com estatuto tópico, marcadores discursivos, pausas, tópicos de transição, exemplificação, citações, marcas metadiscursivas, enunciativas, interativas, coesão textual, paráfrase resumidora; e aqueles responsáveis pela segmentação tópica das retextualizações escritas: centração, paragrafação e coesão textual. O levantamento desses dados permitiu-nos realizar a comparação da topicalidade descrita nas palestras com a topicalidade encontrada nas retextualizações. Em nossa análise comparativa, constatamos que houve, de fato, mudanças na organização tópica desses textos, com redução, substituição, eliminação, adaptação, reordenação e movimentação interna de tópicos. O processo de retextualização investigado revelou também alterações nos níveis sintático, semântico e lexical.
Palavras-chave: organização tópica; elocução formal; retextualização. |