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RESUMO

 

 

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ACENTOLÂNDIA: CRIAÇÃO E APLICAÇÕES DE UM JOGO DE REGRAS SOBRE ACENTUAÇÃO GRÁFICA PARA SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Kelly Priscilla Lóddo Cezar

kellyloddo@hotmail.com

 

Resultados de pesquisas e dados oficiais revelam um baixo desempenho na aprendizagem de diversos conteúdos escolares e advertem sobre a relevância de metodologias alternativas para suprirem as necessidades didáticas do sistema de ensino, como o uso de jogos de regras. A presente dissertação tem por objetivo descrever a criação de um jogo de regras sobre o conteúdo de acentuação gráfica em língua materna – Acentolândia, bem como acompanhar e avaliar suas aplicações, utilizando os resultados para realizar as modificações para aprimoramento do jogo. Foram realizadas três aplicações do jogo, com sessões de intervenção que envolveram alunos de 4.ª e 5.ª séries do ensino fundamental matriculados em instituições públicas de Maringá/PR. A coleta de dados das três aplicações do jogo de regras ocorreu em quatro etapas: diagnóstico do desempenho em escrita; aplicação de um pré-teste e de entrevista clínica sobre o conteúdo focalizado na intervenção pedagógica; desenvolvimento da intervenção pedagógica; nova aplicação do teste e da entrevista clínica. Os resultados desta pesquisa de caráter experimental confirmaram a hipótese de que os alunos obtêm melhorias nas atividades de acentuação gráfica quando a intervenção pedagógica ocorre com o uso do jogo Acentolândia, tanto em termos quantitativos – melhoria do desempenho em acentuação de vocábulos isolados –, quanto em termos qualitativos – explicação e justificativas das regras ortográficas.

 

Palavras-chave: língua materna; acentuação gráfica, jogo de regras.