DEFESAS
RESUMO

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

 

 

UMA INVESTIGAÇÃO FUNCIONALISTA DAS RELAÇÕES RETÓRICAS DO CAMPO DA AVALIAÇÃO NO PORTUGUÊS FALADO

Kátia Roseane Cortez dos Santos

katiacortez_@hotmail.com

 

O objetivo geral desta pesquisa é investigar as relações retóricas de avaliação, conclusão, interpretação e comentário, que compõem o campo da avaliação proposto por Carlson e Marcu (2001). Os objetivos específicos são caracterizar tais relações no que concerne a aspectos formais que podem sinalizá-las e analisar seu funcionamento em um corpus de língua falada, considerando aspectos semânticos e discursivos. O corpus da pesquisa é constituído de cinco elocuções formais do gênero aula e de dez entrevistas, todas coletadas e transcritas pelo Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/ Noroeste do Paraná (Funcpar). A análise das relações é feita à luz dos pressupostos teóricos da Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory RST), uma teoria de cunho funcionalista, e da Teoria da Valoração, a qual, assim como a primeira, tem parte de sua origem na Linguística Sistêmico-Funcional. Como justificativa para a pesquisa, apontamos para a não existência de trabalhos que abordam especificamente essas relações. Apesar de as definições fornecidas por Mann e Thompson (1988) e por Carlson e Marcu (2001) apresentarem as informações fundamentais para identificação das relações, é comum que os analistas tenham dúvidas na identificação dessas relações, sendo nesse ponto que esta pesquisa procura contribuir. Como resultados principais da pesquisa apontamos os seguintes dados: a) a avaliação ocorreu, em sua maioria, por meio de adjetivos qualificadores e de substantivos abstratos que indicam qualidade; e a grande maioria das avaliações foram do tipo apreciação; b) a relação de conclusão se dá a partir de um raciocínio inferencial (p portanto q), em que uma das premissas que leva à conclusão está implícita; e o então foi o conectivo mais frequente no corpus; c) a relação de interpretação é geralmente utilizada quando o falante objetiva explicar algo que não está imediatamente claro no texto ou indicar relações entre o que é disposto em uma porção de texto e outras informações; e, enquanto na conclusão a inferência é uma premissa implícita facilmente recuperável, na interpretação a ponte de sentido entre o conteúdo da porção de texto interpretada e o conteúdo da porção de texto interpretativa é menos direta; d) a relação de comentário apresenta na porção satélite uma perspectiva de fora do conteúdo exposto no núcleo; é apenas do tipo núcleo-satélite, com o comentário sendo feito sempre na porção satélite do texto; e o comentário incide sobre algo do tópico discursivo em funcionamento ou sobre algo do próprio contexto interacional.

 

Palavras-chave: Relações retóricas de avaliação; Funcionalismo; Português falado.

.

.