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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
UMA
INVESTIGAÇÃO FUNCIONALISTA DAS RELAÇÕES RETÓRICAS DO CAMPO DA AVALIAÇÃO NO
PORTUGUÊS FALADO Kátia
Roseane Cortez dos Santos katiacortez_@hotmail.com O objetivo geral
desta pesquisa é investigar as relações retóricas de avaliação, conclusão,
interpretação e comentário, que compõem o campo da avaliação proposto por
Carlson e Marcu (2001). Os objetivos específicos são caracterizar tais relações
no que concerne a aspectos formais que podem sinalizá-las e analisar seu
funcionamento em um corpus de língua
falada, considerando aspectos semânticos e discursivos. O corpus da pesquisa é constituído de cinco elocuções formais do
gênero aula e de dez entrevistas, todas coletadas e transcritas pelo Grupo de
Pesquisas Funcionalistas do Norte/ Noroeste do Paraná (Funcpar). A análise das
relações é feita à luz dos pressupostos teóricos da Teoria da Estrutura
Retórica (Rhetorical Structure Theory
– RST),
uma teoria de cunho funcionalista, e da Teoria da Valoração, a qual, assim como
a primeira, tem parte de sua origem na Linguística Sistêmico-Funcional. Como
justificativa para a pesquisa, apontamos para a não existência de trabalhos que
abordam especificamente essas relações. Apesar de as definições fornecidas por
Mann e Thompson (1988) e por Carlson e Marcu (2001) apresentarem as informações
fundamentais para identificação das relações, é comum que os analistas tenham
dúvidas na identificação dessas relações, sendo nesse ponto que esta pesquisa
procura contribuir. Como resultados principais da pesquisa apontamos os seguintes
dados: a) a avaliação ocorreu, em sua maioria, por meio de adjetivos
qualificadores e de substantivos abstratos que indicam qualidade; e a grande
maioria das avaliações foram do tipo apreciação; b) a relação de conclusão se
dá a partir de um raciocínio inferencial (p
portanto q), em que uma das premissas que leva à conclusão está implícita;
e o então foi o conectivo mais
frequente no corpus; c) a relação de
interpretação é geralmente utilizada quando o falante objetiva explicar algo
que não está imediatamente claro no texto ou indicar relações entre o que é
disposto em uma porção de texto e outras informações; e, enquanto na conclusão
a inferência é uma premissa implícita facilmente recuperável, na interpretação
a ponte de sentido entre o conteúdo da porção de texto interpretada e o
conteúdo da porção de texto interpretativa é menos direta; d) a relação de
comentário apresenta na porção satélite uma perspectiva de fora do conteúdo
exposto no núcleo; é apenas do tipo núcleo-satélite, com o comentário sendo
feito sempre na porção satélite do texto; e o comentário incide
sobre algo do tópico discursivo em funcionamento ou sobre algo do próprio
contexto interacional. Palavras-chave:
Relações retóricas de avaliação; Funcionalismo; Português falado. . .
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