DEFESAS
RESUMO

 

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Boal em três tempos no Arena: texto, cena, crítica e teoria

                            Karyna Bühler de Mello

Karyna.m.buhler@gmail.com

 

Resumo

O presente trabalho, inserido em uma corrente da crítica literária que compreende os processos artísticos em sua mediação com processos sociais e históricos, tem por objetivo estudar o Teatro de Arena de São Paulo, palco de grandes realizações estéticas e de produtivas discussões teóricas que marcaram a modernidade do teatro brasileiro. Em termos formais, a principal contribuição do grupo consiste em superar os limites da forma dramática por meio da inserção dos recursos épicos. Isso corresponde, em termos políticos, a uma atitude de desmascarar os processos de alienação social por meio da constante pesquisa social, histórica e estética – processos esses que se intensificavam ao longo daqueles anos. O recorte para a compreensão dessas experiências é dado pela perspectiva teórica, artística e crítica de Augusto Boal, que atuou como dramaturgo e diretor do grupo entre os anos de 1956 e 1970. Sua vasta contribuição compreende desde suas primeiras direções teatrais no Arena, inserindo o teatro de vertente realista/naturalista no país, aliado ao desenvolvimento de Seminários de Dramaturgia, que contribuíram para a formação de pensamento crítico a respeito do teatro brasileiro, passando pela criação de uma dramaturgia de caráter épico, eficaz para o desenvolvimento dessa perspectiva no cenário teatral brasileiro.

Palavras-chave: Teatro de Arena; Augusto Boal; crítica literária materialista.

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