DEFESAS
RESUMO

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

RUMOR(ES) E HUMOR(ES) NA CIRCULAÇÃO DE HASHTAGS DO DISCURSO POLÍTICO ORDINÁRIO NO TWITTER

 

Juliana da Silveira
juliasilveira@hotmail.com

 

RESUMO

 

Esta tese tematiza o funcionamento discursivo de hashtags e arquivos políticos no Twitter. Parte-se da consideração de que a circulação de hashtags, sobretudo em contextos eleitorais, permite a construção de arquivos políticos antagônicos em um mesmo espaço de circulação, a partir dos quais é possível descrever os modos de divisão social na leitura do arquivo político hoje. Investiga-se os deslocamentos que os sujeitos ordinários produzem a partir de sua participação na formulação e circulação das hashtags políticas do Twitter, espaço no qual o discurso político ordinário passa a ser midiatizado. A análise inicia-se a partir do acompanhamento ao vivo dos Trending Topics (assuntos do momento) no Twitter, em diferentes períodos dos anos de 2010, 2012 e 2015, que permitiu a construção de diferentes arquivos de hashtags políticas. A observação dos arquivos realiza-se pelo batimento constante entre teoria-análise-teoria, a partir do qual foram construídos três intervalos teórico-analíticos que constituem o corpus da pesquisa. Cada intervalo teórico-analítico diz respeito a um momento singular da reflexão sobre a dimensão discursiva das hashtags políticas, em um percurso que se realiza a partir da retomada das discussões entre discurso e informática, empreendidas pelo teórico francês Michel Pêcheux e seu grupo de pesquisadores – cujas formulações e conceitos servem de base para esta pesquisa – e tem por objetivo final a articulação entre as noções e conceitos da Análise de Discurso de base pêcheuxtiana com o desenvolvimento dos ambientes informáticos, mais especificamente com o funcionamento discursivo do arquivo político no Twitter. No primeiro intervalo teórico-analítico, analisa-se a hashtag #onagagné, que circulou no Twitter francês no ano de 2012, por ocasião da eleição de François Hollande (PS), a partir de uma releitura/interpretação da análise do enunciado on a gagné, realizada por Michel Pêcheux em 1983. No segundo intervalo teórico-analítico, analisa-se o imbricamento das seguintes hashtags: #dilmamente, #lulamente, #serramente, #serramilcaras, #agressãonão, #serrarojas e #boladepapelfacts, que circularam no Twitter brasileiro durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2010, a partir da mobilização de dois dispositivos analíticos, delineados pelo recorte do corpus, a saber: o rumor político e o humor. As análises do humor como um dispositivo analítico levaram à mobilização do conceito de efeito de rumor, considerado uma das formas de (re) apropriação que os sujeitos ordinários fazem do espetáculo político-midiático. No terceiro intervalo teórico-analítico analisa-se a hashtag #jesuisnico, que circulou no Twitter francês em janeiro de 2015, por ocasião do atentado ao jornal francês Charlie Hebdo, a partir do qual se discute o efeito de rumor na produção de fotomontagens que circularam no Twitter indexadas à hashtags #jesuisnico. Descrevem-se, nesse intervalo, os deslocamentos que o efeito de rumor produz na construção da imagem da figura política de Nicolas Sarkozy, alvo da chamada “zueira” do Twitter. As análises indicam que as hashtags são elementos tecnodiscursivos que permitem a inscrição dos sujeitos ordinários no espaço midiático do digital, produzindo deslocamentos nos modos de leitura do arquivo político hoje.

 

Palavras-chave: Sujeito ordinário. Hashtags políticas. Twitter.

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