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RESUMO |
ALFABETIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM PARA A PREVENÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM O presente trabalho de dissertação apresenta uma investigação que tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade na formação de alunos leitores e escritores, e para discussões sobre o processo de formação inicial e continuada de professores, refletindo a respeito de como ocorre a relação ensino-aprendizagem da escrita na escola, levando em conta as concepções de ensino, de aprendizagem, de língua e de linguagem, de modo a colaborar para a superação do risco de fracasso das crianças que fogem aos padrões "normais", por não se enquadrarem no modelo de aprendizagem da escola e/ou do professor. No primeiro capítulo, em que se apresenta a base teórica para tal propósito, há uma retomada das abordagens referentes às tendências epistemológicas em relação às concepções referidas acima, como impulso inicial para as discussões sobre a questão da alfabetização numa perspectiva sócio-construtivista do conhecimento. Ainda, nesse capítulo, aparecem reflexões a respeito da definição de competências em relação à organização da prática pedagogia da escola; ocorrem discussões, mesmo que genéricas, sobre o fato de que muitos alunos, depois de alguns anos na escola, não gostam de escrever textos ou têm dificuldades para fazê-lo, considerando o ensino da leitura como sendo fundamental para a aprendizagem da escrita. No capítulo II, em que se apresenta a metodologia utilizada, está a análise dos registros, que considera o contexto sócio-pedagógico da escola pesquisada e evidencia a ocorrência de equívocos na relação teoria-prática, entre os educadores, como principais responsáveis por situações que contribuem para a não aprendizagem da escrita pelos alunos, bem como destaca fatos ou situações que favorecem essa aprendizagem. A discussão dos resultados, presente nesse e nas considerações finais, alinhavando reflexões acerca do ensino da escrita, dá a entender, que, na grande maioria dos casos, as dificuldades para aprender surgem no contexto escolar, e que dificilmente as causas - tomadas por muitos como obstáculos, como problemas ou como dificuldades - estão nas próprias crianças, como imaginam alguns professores, já que as evidências apontam para as questões da formação inicial e continuada desses professores e da fragmentação do ensino, que impede a contextualização e a conseqüente aprendizagem significativa da língua escrita. Palavras-chave: alfabetização, escrita, língua materna. |