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RESUMO

 

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RESUMO

 

ASPECTOS DA FORMAÇÃO DO TEATRO INFANTIL NO BRASIL: PARA UMA REVISÃO DA HISTÓRIA MAL CONTADA DO TEATRO PARA CRIANÇAS E JOVENS NO PAÍS

 

Joaquim Francisco dos Santos Neto

Jfsantos3@hotmail.com

 

Este trabalho resulta na investigação e análise de peças teatrais publicadas para crianças e jovens a partir de 1896 até os anos iniciais do Regime Militar no Brasil. A principal linha de observação que se procurou seguir ao se elaborar este trabalho, por dizer respeito aos estudos literários, conduz à consideração do teatro infantil em sua formação enquanto sistema, tal como propõe Candido (1998; 2000; 2006). Desse modo, é no período entre 1896 e a implantação do Regime Militar no país que se pode observar a formação do teatro infantil enquanto sistema. Nesse processo, agruparam-se as obras encontradas em dois períodos, considerando-se características comuns entre elas, suas relações com o contexto histórico em que estão inseridas e o modo como representam as jovens gerações. O primeiro se inicia com a publicação de Os meus brinquedos, de Figueiredo Pimentel, em 1896, pela Biblioteca da Infância da Livraria do Povo, do livreiro-editor Pedro da Silva Quaresma, e estende-se até 1948, quando Lucia Benedetti escreveu e a Cia de Teatro Os Artistas Unidos, liderados por Henriette Morineau, encenou O casaco encantado. O segundo período se inicia com a encenação da peça de Benedetti e alcança o ano de 1965, quando a montagem de quatro peças – Romão e Julinha, de Oscar Von Pfhul; O gigante, de Walter Quaglia; Joãozinho Peteleco, de Maria Helena Kühner e O circo Rataplan, de Pedro Veiga – dão indícios de que a linguagem do teatro infantil passava por transformações, consolidando-se. A partir desses agrupamentos, buscou-se ainda estabelecer relações entre processos sociais e estéticos, norteando o desenvolvimento do teatro infantil no país e determinando uma consciência crítica de brasilidade entre os autores e artistas que se especializaram nessa modalidade artística. Os resultados apontam como esse espólio cultural está inicialmente ligado a pensamentos e valores que determinam comportamentos e regras sociais idealizados, com um claro objetivo pedagógico. Isso porque não há como desvinculá-lo da tradição erudita e voltada para os adultos. Contudo, gradativamente, aparecem obras que rompem com esse círculo vicioso e são capazes de procedimentos que estabelecem um lugar diferenciado do senso comum para as faixas etárias mais jovens, valorizando esse universo em vez de menosprezá-lo. Isso acontece em função da realização de um tipo de teatro para crianças e jovens que não menospreza a inteligência das jovens gerações, mas questiona sistemas sociais e estéticos petrificados, por isso, de forma criativa e dinâmica, essas obras são igualmente capazes de revelar forças sociais perpassando suas estruturas.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro Brasileiro; Teatro Infantil e Juvenil; Teatro e Sociedade

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