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RESUMO

 

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RESUMO

 

DOS COSTUMES DA COMÉDIA À COMÉDIA DE COSTUMES: MARTINS PENA E O MATERIALISMO LACANIANO

João Gabriel Pereira Nobre de Paula

Joplis17@gmail.com

 

 

Esta dissertação tem por objetivo abordar algumas peças do dramaturgo brasileiro Martins Pena, precursor da comédia de costumes brasileira, utilizando para tanto alguns conceitos pertencentes à teoria do materialismo lacaniano. Partindo de um breve panorama histórico envolvendo a questão do riso, bem como das formas teatrais que estabeleceram fundamental importância para o surgimento das peças cômicas de Pena, este trabalho encontra seu ponto de maior fôlego nas considerações sobre a violência na peça Os dous ou O inglês maquinista e sobre a tolerância na peça A família e a festa na roça, ambos os conceitos enviesados pelo olhar zizekiano. A violência, quando abordada pela perspectiva do materialismo lacaniano, ganha maior abrangência do que unicamente a agressão física, convencionada por Slavoj Žižek como violência subjetiva (sendo possível que reconheçamos os autores dos atos violentos). Existem também elementos agregados dentro da esfera da violência objetiva, menos perceptível, e que se divide em sistêmica e simbólica (a primeira arraigada em nossas concepções sócio-históricas e a segunda presente nas questões de naturalização de um processo, como a consideração de inferioridade de uma determinada classe ou etnia, a incorporar discursos e pensamentos). Já a tolerância, longe de corresponder a uma aceitação passiva do outro, exibe sua esfera mais nefasta quando admite apenas considerar o outro enquanto indivíduo com valores, crenças e atitudes que não sejam diametralmente opostos aos seus.

Palavras-chave: Martins Pena; Materialismo Lacaniano; Violência.

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