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Dissertação completa - Arquivo PDF
RESUMO
DOS COSTUMES DA COMÉDIA À COMÉDIA DE COSTUMES: MARTINS PENA E O MATERIALISMO LACANIANO João Gabriel Pereira Nobre de Paula
Esta dissertação tem por objetivo abordar algumas peças do dramaturgo brasileiro Martins Pena, precursor da comédia de costumes brasileira, utilizando para tanto alguns conceitos pertencentes à teoria do materialismo lacaniano. Partindo de um breve panorama histórico envolvendo a questão do riso, bem como das formas teatrais que estabeleceram fundamental importância para o surgimento das peças cômicas de Pena, este trabalho encontra seu ponto de maior fôlego nas considerações sobre a violência na peça Os dous ou O inglês maquinista e sobre a tolerância na peça A família e a festa na roça, ambos os conceitos enviesados pelo olhar zizekiano. A violência, quando abordada pela perspectiva do materialismo lacaniano, ganha maior abrangência do que unicamente a agressão física, convencionada por Slavoj Žižek como violência subjetiva (sendo possível que reconheçamos os autores dos atos violentos). Existem também elementos agregados dentro da esfera da violência objetiva, menos perceptível, e que se divide em sistêmica e simbólica (a primeira arraigada em nossas concepções sócio-históricas e a segunda presente nas questões de naturalização de um processo, como a consideração de inferioridade de uma determinada classe ou etnia, a incorporar discursos e pensamentos). Já a tolerância, longe de corresponder a uma aceitação passiva do outro, exibe sua esfera mais nefasta quando admite apenas considerar o outro enquanto indivíduo com valores, crenças e atitudes que não sejam diametralmente opostos aos seus. Palavras-chave: Martins Pena; Materialismo Lacaniano; Violência. .
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