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RESUMO

 

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ESTUDO TEÓRICO-METODOLÓGICO DOS CONCEITOS DE REVISÃO E REESCRITA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS E REFERENCIAIS CURRICULARES BRASILEIROS

 

Jane Cristina Beltramini Berto

janebeltramini@gmail.com

 

Esta Tese discute os conceitos de revisão e reescrita textual durante o processo de produção textual, presentes nos documentos curriculares oficiais norteadores para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, junto à literatura de Linguística Aplicada. Pautados pela pesquisa documental, instrumentalizada pelos pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) traçamos a descrição e análise do corpus: documentos curriculares vigentes na esfera federal, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1997; 1998) e os referenciais curriculares publicados na esfera estadual, currículos, diretrizes e propostas, reunidos e organizados por região. Investigamos o tratamento dispensado a estes conceitos, detendo-nos em especial na prática de revisão e de reescrita de textos, quanto à sua caracterização e conceitualização. Tomamos como referencial teórico e pressupostos analíticos as teorias sobre revisão e reescrita vinculadas a Linguística Aplicada. Os resultados apontam: a) divergências e convergências entre os mesmos conceitos pesquisados nos documentos curriculares no âmbito federal e estadual; b) algumas incongruências quanto à apresentação dos conceitos no corpus analisado, cuja conceitualização carece de maiores explicitações; c) similaridades entre os pressupostos oficiais para o ensino da produção textual, a revisão e a reescrita em documentos currriculares brasileiros da mesma região, ou em regiões distintas geograficamente.

 

Palavras-chave: Conceitos; Revisão; Reescrita; Documentos Curriculares.

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