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RESUMO |
Tese completa A ESCOLA E O ESPAÇO DOS SUJEITOS: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO DA LUTA PELA TERRA - UM ESTUDO DE CASO -
Jane Cristina Beltramini Berto
Esta pesquisa, baseada nas Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo e nas disposições preliminares do Plano Estadual de Educação e, pautada pelas teorias bakhtinianas, à luz da lingüística aplicada, objetiva analisar o ensinoaprendizagem de língua materna (LM), quanto à leitura, à produção textual e à análise lingüística, através das práticas pedagógicas de professores de língua portuguesa, em uma instituição escolar pública localizada no Assentamento Pontal do Tigre, vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, no município de Querência do Norte, extremo noroeste do Paraná. Para tanto, faz-se um levantamento do contexto histórico de ocupações de terras no Paraná e, em seguida, reflete-se sobre as iniciativas que apontam para a necessidade de uma Educação verdadeiramente do Campo. Ao introduzir o referencial teórico de Geraldi, Kleiman, Matêncio, Freire, Silva e Soares tem-se como objetivo principal analisar a relevância dessas práticas para os sujeitos envolvidos, considerando o contexto sócio-político ideológico das comunidades atendidas pela escola. Compreendendo a linguagem como “lugar de interação entre sujeitos” em suas múltiplas manifestações em contextos sociais concretos, e desse lugar, considera-se sua totalidade intrinsecamente integrada à vida humana como prática social na constituição desses sujeitos. Dessa forma, aproximando o olhar da realidade própria de uma escola que atende a uma comunidade do campo, os resultados apontam para a necessidade da implementação de políticas públicas que atendam a essas realidades específicas. Com isso, espera-se contribuir para estudos futuros dentro desse tema, que demanda ainda muitas discussões acerca das peculiaridades de escolas públicas localizadas em assentamentos, formação de professores e o projeto oficial para Educação do Campo nesses estabelecimentos.
Palavras-chave: ensino-aprendizagem, língua materna, Educação do Campo, Interacionismo, MST. |