DEFESAS
RESUMO

 

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LETRAMENTO E IDENTIDADES SOCIAIS EM UM MUNICÍPIO

MULTILÍNGUE NO PARANÁ

 

Jakeline Aparecida Semechechem

jasemechechem@yahoo.com.br

 

Este trabalho relata um estudo qualitativo-interpretativo de cunho etnográfico que procurou investigar que identidades ou categorias eram tornadas relevantes e de que modo os participantes da fala-em-interação se orientavam para elas em eventos de letramento na Escola Prudente de Moraes, inserida em um município multilíngue, localizado no sudeste do Paraná. Para isso, foram gravadas 18 horas de aulas em áudio e vídeo em uma 3.ª série do Ensino Médio e transcritos os segmentos selecionados. Também foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com os alunos e os professores. Para uma compreensão além da fala-em-interação situada, foram gerados dados na comunidade com base nos procedimentos da etnografia, como entrevistas, questionários e observações com notas de campo. Os pressupostos teóricos que subsidiaram a análise dos dados são as proposições dos Novos Estudos de Letramento (NLS), concebendo letramento como prática social, os procedimentos analítico-metodológicos sobre fala-em-interação da Análise da Conversa Etnometodológica (ACE) e da Sociolinguística Interacional (SI) e conceitos de identidade da Etnometodologia e da Análise de Pertencimento a Grupos Sociais (MCA). Em termos de resultados, a análise dos dados de fala-em-interação revelou que, na sequencialidade da fala-em-interação, além do pertencimento aos grupos sociais de professor e aluno, outras identidades sociais foram tornadas relevantes, como a identidade étnica, a identidade rural e a identidade religiosa. Algumas dessas identidades foram assumidas, como a identidade étnica alemã e ucraniana, bem como a católica, e outras rejeitadas, como a identidade evangélica e a identidade rural, assumida somente quando legitimada pela professora que se inclui como membro dessa categoria. Em termos de letramento, esses dados evidenciaram que essas identidades sociais interferem na participação daqueles que pertencem a essas categorias e na configuração dos eventos de letramento. Na relação com a comunidade, esses dados da escola apontam para processos identitários e conflitos presentes no município de São Josafat, um contexto multilíngue minoritarizado no qual as relações não são homogêneas, mas há identidades mais legitimadas, conforme os valores locais e as relações entre os diferentes grupos étnicos, sociais e religiosos. A comunidade encontra-se em um momento de transição, a reconfiguração populacional, as novas religiões e a orientação para o urbano, em uma comunidade predominantemente rural, contribuem para conflitos identitários nesse município.

 

Palavras-chave: identidades sociais; eventos de letramento; contexto multilíngue.