DEFESAS
RESUMO

 

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CONCEITOS BAKHTINIANOS NO CONTEXTO DA REFORMULAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ

 

Ivanize Ribeiro de Souza

ivanize_souza@yahoo.com.br

 

Esta pesquisa situa-se no contexto da reformulação curricular da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná, que desencadeou o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Estaduais – DCE para as doze disciplinas desse nível de ensino. Tal processo iniciou-se em 2003, marcado por fortes críticas às influências dos ideais neoliberais e conservadores na educação e pela proposição de processos educativos pautados em princípios progressistas, embasados nas teorias críticas de currículo.  A investigação proposta fundamenta-se na teoria enunciativa (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1992; BAKHTIN, 2003) e consiste em compreender as manifestações desse aporte teórico na construção das Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa – DCE-LP (PARANÁ, 2008), a fim de possibilitar respaldo teórico e metodológico aos estudos sobre o ensino de língua materna na Educação Básica. Com base nos princípios da Linguística Aplicada, seus objetivos são: a) identificar, nas DCE–LP, os aspectos teóricos que envolvem o trabalho com a língua materna na Educação Básica; b) cotejar os conceitos da teoria da enunciação, propostos para o trabalho de ensino e aprendizagem de língua materna, com os conceitos apresentados no documento governamental; c) indicar sugestões de revisões dos conceitos tratados no texto curricular, a partir dos resultados da pesquisa. Essa prática reflexiva envolve o levantamento da história do currículo do Estado do Paraná entre os anos de 1980 e 2010; o delineamento e a sistematização em forma de quadro sinótico das características de interação que constituem a teoria enunciativa de linguagem; bem como, o processo de leitura reflexiva de quatro versões sistematizadas na elaboração do documento curricular oficial, das quais são elencados os principais conceitos teóricos abordados, assim como é acompanhado o percurso de sua compreensão ao longo das versões.  Através da metodologia da triangulação de dados, em que se tomam como parâmetros as definições contidas na última versão do documento e a síntese da teoria enunciativa em Bakhtin, percebe-se, em alguns aspectos, um processo crescente de reflexões e amadurecimento teórico e a opção mais intensa pela teoria enunciativa, que exigiu que alguns conceitos fossem mais evidenciados enquanto outros fossem gradativamente se diluindo. Ao mesmo tempo, nota-se uma tendência à superficialidade na abordagem de conceitos tidos como fundamentais e que, quando não compreendidos, comprometem a efetivação de práticas pedagógicas embasadas na teoria enunciativa de linguagem. Esse fato parece ter exigido, na última versão do documento, sua configuração como um texto de caráter mais instrutivo do que como fonte de sustentação teórico-metodológica das práticas pedagógicas do professor.

 

Palavras-chave: Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa; Teoria Enunciativa; Estado do Paraná.