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RESUMO |
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA ATUAÇÃO DE ALGUNS PROFESSORES DE MARINGÁ
INESA NAHOMI MATSUZAWA
Esta pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou investigar os resultados obtidos em 2004, pelos alunos da Sala de Apoio à Aprendizagem em Língua Portuguesa, de algumas escolas estaduais de Maringá (PR). A Sala de Apoio é um Programa implantado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), para atender a alunos da 5ª série da rede pública com dificuldades na leitura e na escrita. A investigação analisa a concepção de linguagem dos professores e como esta se materializa nas práticas diárias. Para contextualizarmos, historicamente, a condição de produção desses professores, trouxe os pressupostos teóricos sobre linguagem subjacentes a cada Lei de Diretrizes e Bases da Educação do Brasil: Lei nº. 4.024/61, Lei nº. 5692/71 e Lei nº. 9394/96, bem como as políticas públicas instituídas na educação do Paraná, no período compreendido entre 1990 e 2003. Analisamos, ainda, os documentos legais que criaram o Programa, os itens do Parecer de avaliação, os relatórios de desempenho dos alunos registrados pelas escolas, as respostas às questões abertas aplicadas aos professores da Sala de Apoio e as produções textuais dos alunos. Procuramos correlacionar o real perfil dos professores com aqueles previstos nos documentos da SEED. Os dados e fatos da investigação, apesar do relativo sucesso do Programa, indicaram dois aspectos relevantes, que demandam ações nas políticas públicas da SEED, como sistema de educação, e com reflexo nas práticas docentes: primeiro, reavaliar os conceitos e a metodologia concernentes à alfabetização e ao letramento; segundo, rever a prática pedagógica estabelecida na relação professor-aluno, no ensino de Língua Portuguesa, na 5ª série do Ensino Fundamental, e viabilizar cursos de formação continuada que atendam às necessidades dos professores.
Palavras-chave: “Sala de Apoio”; “ensino-aprendizagem”; “leitura e escrita”.
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