DEFESAS
RESUMO

 

Dissertação completa

SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA:

UMA ANÁLISE CRÍTICA  DA ATUAÇÃO DE ALGUNS PROFESSORES DE MARINGÁ

 

INESA NAHOMI  MATSUZAWA

inesa@wnet.com.br

 

Esta pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou investigar os resultados obtidos em 2004, pelos alunos da Sala de Apoio à Aprendizagem em Língua Portuguesa, de algumas escolas estaduais de Maringá (PR). A Sala de Apoio é um Programa implantado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), para atender a alunos da 5ª série da rede pública com dificuldades na leitura e na escrita. A investigação analisa a concepção de linguagem dos professores e como esta se materializa nas práticas diárias. Para contextualizarmos, historicamente, a condição de produção desses professores, trouxe os pressupostos teóricos sobre linguagem subjacentes a cada Lei de Diretrizes e Bases da Educação do Brasil: Lei nº. 4.024/61, Lei nº. 5692/71 e Lei nº. 9394/96, bem como as políticas públicas instituídas na educação do Paraná, no período compreendido entre 1990 e 2003. Analisamos, ainda, os documentos legais que criaram o Programa, os itens do Parecer de avaliação, os relatórios de desempenho dos alunos registrados pelas escolas, as respostas às questões abertas aplicadas aos professores da Sala de Apoio e as produções textuais dos alunos. Procuramos correlacionar o real perfil dos professores com aqueles previstos nos documentos da SEED. Os dados e fatos da investigação, apesar do relativo sucesso do Programa, indicaram dois aspectos relevantes, que demandam ações nas políticas públicas da SEED, como sistema de educação, e com reflexo nas práticas docentes: primeiro, reavaliar os conceitos e a metodologia concernentes à alfabetização e ao letramento; segundo, rever a prática pedagógica estabelecida na relação professor-aluno, no ensino de Língua Portuguesa, na 5ª série do Ensino Fundamental, e viabilizar cursos de formação continuada que atendam às necessidades dos professores.

 

Palavras-chave: “Sala de Apoio”; “ensino-aprendizagem”; “leitura e escrita”.