DEFESAS
RESUMO

 

 

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O texto publicitário na sala de aula

 

Hérika Ribeiro dos Santos

herikaribeiro@pop.com.br

 

Esta pesquisa qualitativo-etnográfica investigou a abordagem que três diferentes coleções didáticas fazem do gênero texto publicitário. A perspectiva teórica adotada fundamenta-se, predominantemente, na teoria dos gêneros, que tem como precursor Mikhail Bakhtin e, como seguidores, teóricos mais modernos como: Marcuschi, Bronckart, Pasquier, Dolz, Dionísio, Schneuwly e Rojo. Primeiramente, realizou-se um estudo minucioso das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa. Depois, estudou-se o que cada livro didático abordou em relação ao trabalho com textos do gênero publicitário, considerando os quatro eixos: leitura – produção – oralidade – análise lingüística. Em seguida, passou-se à análise dos capítulos relacionados ao gênero, comparando-os com a teoria esboçada no Manual do professor, a fim de detectar se ela efetivamente se concretizava nas propostas de atividades. Percebidas as virtudes e os equívocos presentes nos capítulos, realizou-se uma entrevista com os professores que utilizam os livros didáticos analisados em suas salas de aula, para constatar se os equívocos são percebidos pelos docentes e para diagnosticar o que eles fazem para suprir as lacunas deixadas pelo livro didático. Os resultados da pesquisa revelam que: 1) a despeito das incoerências entre teoria e prática, os livros apresentam, em diferentes níveis, preocupações voltadas para a formação do cidadão, do leitor e do professor; 2) os professores portam-se, não raro, como multiplicadores do saber, pois, mesmo aqueles que percebem as lacunas não se mobilizam para que haja transformação e continuam, ano após ano, reproduzindo os paradigmas consagrados como verdades inquestionáveis.

 

Palavras-chave: publicidade; leitura; livro didático.