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A ORGANIZAÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO RELATO SOB A PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES RETÓRICAS

                                                                                                            herikaribeiro@gmail.com

Esta pesquisa tem como objetivo descrever a organização textual do gênero relato, adotando, como córpus de análise, 15 textos produzidos em um vestibular realizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM). As perspectivas teóricas adotadas fundamentam-se na Teoria dos gêneros pelo fato de se estar pesquisando um enunciado relativamente estável, materializado no cotidiano e com propriedades sociocomunicativas; nos princípios do Funcionalismo, mais especificamente na Teoria da Estrutura Retórica (RST), pelo fato de ela contribuir no sentido de se ter subsídios para analisar a coerência textual por meio das relações estabelecidas entre as porções do texto. Nesse sentido, a organização textual acontece pela constituição dos tópicos em relação, formando as partes maiores, compreendendo o texto como um todo; e, também, na Teoria dos Protótipos, por permitir identificar estruturas textuais mais típicas do gênero relato. Os textos, depois de digitalizados, foram segmentados e submetidos à análise com o auxílio de um programa computacional, o RSTTool. Depois disso, os resultados foram analisados no que concerne à estrutura composicional do gênero. A análise constatou que existe prototipia tanto na estrutura retórica, pois, na macroestrutura, aparecem as mesmas relações – causa, fundo, elaboração, embora em níveis diferentes –, quanto na estrutura composicional, visto que a maioria dos textos analisados contemplou todas as fases que compõem o gênero relato – título, fase inicial, fase de complicação, fase de ações, fase de resolução, fase de situação final, fase de avaliação e fase moral. Encontraram-se algumas diferenças tanto na estrutura retórica quanto na estrutura composicional do gênero relato. Nesta estão a presença ou ausência de título bem como da fase de avaliação e de moral. Naquela, a posição das relações retóricas no primeiro e segundo níveis de análise. Dessa maneira, verificou-se que as relações retóricas não apenas são essenciais para a compreensão da organização do texto, como também se manifestam a favor do encadeamento dos fatos relatados.    

Palavras-chave: "Funcionalismo"; "Relato"; "RST".

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