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RESUMO |
<<Dissertação completa não disponibilizada pela autora>>
AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NOS CONTOS DE FADAS CONTEMPORÂNEOS DA LITERATURA INFANTIL INGLESA
Helliane Christine Minervino de Oliveira Corrêa
O impacto dos estereótipos de gênero na Literatura Infantil tem sido examinado em numerosos estudos nos últimos anos. O objetivo deste estudo foi determinar se a propensão aos estereótipos de gênero retratada nos livros infantis ainda prevalece como no passado. Em particular, foi investigado se a freqüência de personagens masculinos e femininos mudou e se as carreiras profissionais, características pessoais e outras qualidades eram estereotipadas. As representações multiculturais e a forma como o poder, a autonomia e a colaboração foram representadas foram analisados. Os pontos principais da teoria da subjetividade e dos estereótipos foram apresentados. Quatorze livros infantis publicados na Inglaterra entre 2000 e 2006 foram analisados. Detectou-se que enquanto a freqüência de personagens masculinos e femininos apresentados nas estórias foi mais uniformemente distribuída, os papéis representados por homens e mulheres mudaram de uma maneira mais sutil. As meninas agora são descritas em papéis mais autônomos demonstrando desenvolvimento pessoal e não mais esperando pelo príncipe encantado. Os meninos expressam emoções e cooperam com os seus pares, mas ainda são retratados mais freqüentemente em posições de poder do que as meninas. Muito poucos personagens representam outras raças e culturas que não seja a sociedade branca ocidental. Os resultados sugerem que esforços ainda são necessários por parte das editoras e autores para proporcionar às crianças uma literatura que equipare mais rigorosamente os papéis dos gêneros masculino e feminino.
PALAVRAS-CHAVE: Contos de fadas; estereótipos; multiculturalismo.
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