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RESUMO

 

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JOGOS DE LEGITIMIDADE EM/COMO RELAÇÕES DE FORÇA INSTITUCIONAIS NA SUSTENTAÇÃO DE VERDADES NO/DO DISCURSO CINEMATOGRÁFICO DE SPOTLIGHT – SEGREDOS REVELADOS (2015)

RESUMO

 Spotligth – Segredos Revelados (2015), produzido pela Sony, dirigido por Tom MarcThy, é um filme estadunidense,  classificado como drama, de uma hora e vinte e oito minutos de duração. O filme, vencedor do Oscar de melhor roteiro original e de melhor filme de 2015, aborda as investigações de uma equipe investigativa, a Spotligth, do jornal The Globe Boston, Boston, Massachutsses (EUA), acerca dos envolvimentos de padres católicos com crimes de abuso infantil e a omissão de bispos e cardiais da arquidiocese de Boston em relação a tais crimes. No entanto, impulsionado e sustentado em dizeres de “verdades”, o Discurso Cinematográfico do filme em questão põe uma teia de relações de embates e colaborações entre as instituições envolvidas, direta e indiretamente, com os casos de pedofilia. Partindo de tal observação e interesse, o tema desta pesquisa de mestrado se volta aos “Jogos de legitimidade em/como relações de força institucionais na sustentação de verdades no/do discurso cinematográfico de Spotlight – Segredos Revelados”. Para (e)feito desta investigação, foram selecionados como entrada analítica os dizeres que se queriam verdadeiros, funcionando, a todo instante, por meio de relações de forças institucionais que, além de se auto legitimar, (des)legitimavam instituições outras, possibilitando outros efeitos, outros sentidos, outros imaginários. Desse modo, fundamentada pelo pressuposto teórico-analítico da Análise de Discurso (AD) francesa, especialmente pelas formulações de Michel Pêcheux, esta pesquisa interroga de que forma as projeções imaginárias dos lugares institucionais jornalístico, religioso, familiar e jurídico produzem efeitos de verdade no discurso cinematográfico acerca das próprias instituições, dos sujeitos institucionais e dos discursos que fazem circular? Como objetivo geral, a investigação busca compreender, na/pela discursividade cinematográfica, o funcionamento dos jogos de legitimidade em/como relações de força institucionais na sustentação de verdades no filme Spotlight – Segredos revelados. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: conhecer as especificidades dos discursos institucionais que se põem em jogo no funcionamento da discursividade fílmica; levantar as possíveis relações de imbricamento e apagamento nos processos discursivos que envolvem legitimidade, (des)legitimação e (des)autorização do dizer institucional na instauração ou refutação do “verdadeiro do sentido” no filme; observar a passagem dos lugares sociais, dos quais os sujeitos institucionais enunciam, para as posições discursivas, em meio ao jogo de (in)visibilizações na produção dos efeitos de verdade que colocam em relações imaginárias de enfrentamento e (in)validação das instituições igreja, jurídica, imprensa, familiar e cinematográfica. Ancorados na AD e nos deslocamentos teóricos possibilitados por tal referencial, além da base teórico-analítica em Pêcheux e em outros pesquisadores analítico-discursivos que seguem a mesma vertente, esta pesquisa contou com a contribuição de autores de outros campos do conhecimento, como do cinema, das artes, da história, da psicanálise e da sociologia. Em relação a este último, destaca-se o sociólogo Pierre Bourdieu, pela contribuição da noção de instituição, do dizer autorizado e do reconhecimento institucional. Quanto à construção do corpus analítico, este partiu da noção de recorte, de Orlandi (1984). O percurso apontou para três regularidades estruturantes: a primeira regularidade diz respeito à formações/projeções imaginárias, considerando a passagem dos lugares sociais ocupados pelos sujeitos à posição-sujeito-institucional(izado) do discurso, dado o funcionamento em um espaço social; a segunda refere-se ao imbricamento das relações de forças em que emergem os discursos institucionais acerca dos casos de pedofilia em questão; a terceira remete à (des)estabilização do funcionamento produtor do efeito de verdade de um discurso institucional propriamente dito, tido como legítimo. Tais regularidades apontaram que, na (des)estabilização dos discursos institucionais, reproduzido pelo Discurso Cinematográfico, em que se (des)estabilizava a imagem das outras instituições, a Instituição Cinema se (des)estabilizava e se regulava na medida em que silenciava sua participação nas relações de forças institucionais do filme, projetando, imaginariamente, imagens outras acerca de si mesma, no cenário de legitimidade e reconhecimento do querer dizer o verdadeiro institucionalmente.

Palavras-chave: Discursos Institucionais. Discurso Cinematográfico. Relações de força. Projeções imaginárias. Discursos de verdade.