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JOGOS DE
LEGITIMIDADE EM/COMO RELAÇÕES DE FORÇA INSTITUCIONAIS NA SUSTENTAÇÃO DE
VERDADES NO/DO DISCURSO CINEMATOGRÁFICO DE SPOTLIGHT – SEGREDOS REVELADOS (2015)
RESUMO
Spotligth – Segredos Revelados (2015), produzido pela Sony, dirigido por Tom MarcThy, é um filme estadunidense, classificado
como drama, de uma hora e vinte e oito minutos de duração. O filme, vencedor do
Oscar de melhor roteiro original e de melhor filme de 2015, aborda as
investigações de uma equipe investigativa, a Spotligth, do jornal The
Globe Boston, Boston, Massachutsses (EUA), acerca dos envolvimentos de
padres católicos com crimes de abuso infantil e a omissão de bispos e cardiais
da arquidiocese de Boston em relação a tais crimes. No entanto, impulsionado e
sustentado em dizeres de “verdades”, o Discurso Cinematográfico do filme em
questão põe uma teia de relações de embates e colaborações entre as
instituições envolvidas, direta e indiretamente, com os casos de pedofilia.
Partindo de tal observação e interesse, o tema desta pesquisa de mestrado se
volta aos “Jogos de legitimidade em/como relações de força institucionais na
sustentação de verdades no/do discurso cinematográfico de Spotlight – Segredos Revelados”. Para
(e)feito desta investigação,
foram selecionados como entrada analítica os dizeres que se queriam
verdadeiros, funcionando, a todo instante, por meio de relações de forças
institucionais que, além de se auto
legitimar, (des)legitimavam
instituições outras, possibilitando outros efeitos, outros sentidos, outros
imaginários. Desse modo, fundamentada
pelo pressuposto teórico-analítico da Análise de Discurso (AD) francesa,
especialmente pelas formulações de Michel Pêcheux,
esta pesquisa interroga de que
forma as projeções imaginárias dos lugares institucionais jornalístico,
religioso, familiar e jurídico produzem efeitos de verdade no discurso
cinematográfico acerca das próprias instituições, dos sujeitos institucionais e
dos discursos que fazem circular? Como objetivo geral, a investigação busca
compreender, na/pela discursividade cinematográfica, o funcionamento dos jogos
de legitimidade em/como relações de força institucionais
na sustentação de verdades no filme Spotlight
– Segredos revelados. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes
objetivos específicos: conhecer as especificidades dos discursos institucionais
que se põem em jogo no funcionamento da discursividade fílmica; levantar as
possíveis relações de imbricamento e apagamento nos processos discursivos que
envolvem legitimidade, (des)legitimação
e (des)autorização do dizer
institucional na instauração ou refutação do “verdadeiro do sentido” no filme;
observar a passagem dos lugares sociais, dos quais os sujeitos institucionais
enunciam, para as posições discursivas, em meio ao jogo de (in)visibilizações na produção dos
efeitos de verdade que colocam em relações imaginárias de enfrentamento e (in)validação das instituições igreja,
jurídica, imprensa, familiar e cinematográfica. Ancorados na AD e nos
deslocamentos teóricos possibilitados por tal referencial, além da base
teórico-analítica em Pêcheux e em outros pesquisadores analítico-discursivos
que seguem a mesma vertente, esta pesquisa contou com a contribuição de autores
de outros campos do conhecimento, como do cinema, das artes, da história, da
psicanálise e da sociologia. Em relação a este último, destaca-se o sociólogo
Pierre Bourdieu, pela contribuição da noção de instituição, do dizer autorizado
e do reconhecimento institucional. Quanto à construção do corpus analítico,
este partiu da noção de recorte, de Orlandi (1984). O percurso apontou para
três regularidades estruturantes: a primeira regularidade diz respeito à
formações/projeções imaginárias, considerando a passagem dos lugares sociais
ocupados pelos sujeitos à posição-sujeito-institucional(izado)
do discurso, dado o funcionamento em um espaço social; a segunda refere-se
ao imbricamento das relações de forças em que emergem os discursos
institucionais acerca dos casos de pedofilia em questão; a terceira remete à (des)estabilização do funcionamento produtor
do efeito de verdade de um discurso institucional propriamente dito, tido como
legítimo. Tais regularidades apontaram que, na (des)estabilização dos discursos
institucionais, reproduzido pelo Discurso Cinematográfico, em que se (des)estabilizava a imagem das outras
instituições, a Instituição Cinema se (des)estabilizava
e se regulava na medida em que silenciava sua participação nas relações de
forças institucionais do filme, projetando, imaginariamente, imagens outras
acerca de si mesma, no cenário de legitimidade e reconhecimento do querer dizer
o verdadeiro institucionalmente.
Palavras-chave: Discursos
Institucionais. Discurso Cinematográfico. Relações de força. Projeções
imaginárias. Discursos de verdade.