DEFESAS
RESUMO

 
dissertação completa

VIVENCIANDO A REALIDADE DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA POR ACADÊMICOS EM UNIÃO DA VITÓRIA (PR)

Liliam Maria Bresciani Heinen

Esta pesquisa-ação buscou oportunizar o melhor preparo de um grupo de acadêmicos, futuros professores de língua materna, levando-os a atuar junto à comunidade, antes do estágio supervisionado. Formado por nove acadêmicos do Curso de Letras da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR, o grupo realizou estudos, visando à ampliação da fundamentação teórica e metodológica adquirida no decorrer da graduação, passando, posteriormente, à aplicação prática desses conhecimentos. O referencial teórico ancorou-se na concepção interacionista de linguagem de Bakhtin, que apresenta a linguagem como forma de interação entre indivíduos. Por sua vez, a metodologia baseou-se nas oficinas pedagógicas propostas por Celestin Freinet, prática esta que permite ver o aluno como um todo, explorando ao máximo sua capacidade de desenvolver-se. Os alunos beneficiados com a aplicação de oficinas de leitura e escrita residem em institutos filantrópicos dirigidos a menores carentes, os institutos Piamarta e Palazzolo, de União da Vitória. Essa especificidade da clientela exigiu que as atividades de leitura e escrita nas oficinas priorizassem o texto literário, pois, segundo Candido e outros estudiosos, é por meio da literatura que o ser humano pode suprir suas necessidades de ficção e fantasia, além de humanizar-se em sentido profundo. Ao final do trabalho pôde-se constatar a ampliação da competência comunicativa dos alunos, tanto no que se refere à leitura e à escrita quanto à oralidade. Porém, mais importante que isso foi a constatação da valorização e melhoria da auto-estima verificada nos textos e no comportamento dessas crianças carentes. Quanto ao grupo de acadêmicos, a avaliação revela que eles se sentiram gratificados com a oportunidade de participar do projeto e com o alcance dos objetivos propostos. Pode-se concluir, assim, que a atuação de acadêmicos em projetos aplicados em contextos específicos e a reflexão-na-ação daí decorrente instiga os acadêmicos ao questionamento de suas práticas pedagógicas e da realidade educativa, resultando em melhores condições de atuação, tanto no estágio supervisionado quanto em sua futura vida docente. 

Palavras-chave: pesquisa-ação, língua materna, oficinas de leitura e escrita.