|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
O GÊNERO DISCURSIVO QUESTÃO INTERPRETATIVA EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL
Guilherme Rocha Duran
As orientações oficiais, no que diz respeito às aulas de Língua Portuguesa, determinam que a prática docente em sala deva privilegiar o trabalho com gêneros do discurso. Os livros didáticos refletem essa orientação ao abordarem estratégias de ensino que se fundamentam na teoria dos gêneros. Todavia, não são muitas as pesquisas que tomam por objeto de análise os gêneros discursivos típicos da esfera educacional. Com o intuito de contribuirmos com as discussões dessa natureza, nossa pesquisa se propõe a caracterizar o gênero discursivo questão interpretativa em contexto de formação docente inicial. Para tanto, utilizamos como base teórica a definição de enunciação e de gêneros discursivos considerando-se as formulações do Círculo de Bakhtin. O corpus desta pesquisa constitui-se de uma questão interpretativa, compreendendo o texto-questão e as produções do texto-resposta realizadas por professores em formação do curso de Letras Português da Universidade Estadual de Maringá. Analisamos o corpus sob uma perspectiva quantitativa, e, a partir dela, realizamos uma análise de natureza qualitativo-interpretativa, observando o contexto discursivo da produção e também suas manifestações na escrita dos professores em formação. Pelos resultados obtidos, descrevemos o gênero estudado compreendendo seu tema, sua composição e seu estilo, e também a ação discursiva que o gênero realiza através da linguagem no contexto em que foi produzido – a formação docente inicial. As análises mostram que a questão interpretativa se caracteriza como um gênero discursivo, pois se enquadra nas delimitações de gênero do discurso propostas por Bakhtin. Esta pesquisa faz parte do projeto “Manifestações de constituição da escrita na formação docente”, e também das discussões do Grupo de Pesquisa Interação e Escrita.
Palavras-chave: Gêneros discursivos;. Questão interpretativa; Formação docente.
|