|
RESUMO |
A leitura dos textos literÁrios nos cursos prÉ-vestibulares e
a prova do vestibular: um estudo de caso Gislene
Azevedo Sestito Nesta
pesquisa, apoiada na Estética da Recepção, na Sociologia da Leitura e em
autores que também discutem a leitura, o leitor e seus mediadores, buscamos
contribuir para a discussão da leitura dos textos literários nos cursos pré-vestibulares
e na prova do vestibular a partir de um estudo de caso. Pretendemos uma
contribuição para uma melhor compreensão da situação do
leitor/vestibulando, objetivando perceber as relações que envolvem a leitura
da obra literária feita pelo aluno de cursinho através da aplicação de
questionário sobre a leitura e a partir da descrição e análise do material
didático de cursos pré-vestibulares; além disto, buscamos comparar esses
diferentes conceitos de leitura com o nível das questões de algumas provas de
Literatura do vestibular da Universidade Estadual de Maringá, analisando-os
criticamente. O cursinho escolhido para a realização desta pesquisa e aplicação
do questionário situa-se em uma cidade do noroeste do Paraná, região de
Maringá; o material didático usado neste curso é comparado com dois materiais
de outros cursinhos da região e analisado a respeito de uma obra; em relação
às provas, procuramos fazer uma descrição geral e uma análise da mesma obra
vista no material didático e em quatro provas de vestibular de diferentes anos.
Concluímos, através dos questionários aplicados, que os alunos têm um
contato com a obra literária, em geral, restrito ao ambiente escolar e por meio
da leitura de resumos. O material didático do cursinho, por sua vez, lida com a
obra literária objetivando somente a resolução da prova de vestibular, não
como agente incentivador da leitura. As provas do vestibular, observadas a
partir da comparação de uma questão sobre uma obra literária e da mesma obra
vista na apostila do cursinho, mostraram um relativo grau de exigência de
leitura da obra; por outro lado, o
material didático, ao apresentá-la, mesmo que de forma reduzida e fragmentada,
auxilia na resolução das questões em foco. Por fim, observamos que o material
adotado pelos cursinhos pré-vestibulares, na tentativa de sistematizar a
leitura da obra literária, objetiva apenas habilitar o aluno para a resolução
da prova, substituindo a leitura do texto e, infelizmente, interrompendo a formação
do leitor. Palavras-chave:
Leitura - Literatura - Curso Pré-vestibular
|