DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa



A leitura dos textos literÁrios nos cursos prÉ-vestibulares

 e a prova do vestibular: um estudo de caso

 

Gislene Azevedo Sestito

gsestito@homenett.com.br

 

Nesta pesquisa, apoiada na Estética da Recepção, na Sociologia da Leitura e em autores que também discutem a leitura, o leitor e seus mediadores, buscamos contribuir para a discussão da leitura dos textos literários nos cursos pré-vestibulares e na prova do vestibular a partir de um estudo de caso. Pretendemos uma contribuição para uma melhor compreensão da situação do leitor/vestibulando, objetivando perceber as relações que envolvem a leitura da obra literária feita pelo aluno de cursinho através da aplicação de questionário sobre a leitura e a partir da descrição e análise do material didático de cursos pré-vestibulares; além disto, buscamos comparar esses diferentes conceitos de leitura com o nível das questões de algumas provas de Literatura do vestibular da Universidade Estadual de Maringá, analisando-os criticamente. O cursinho escolhido para a realização desta pesquisa e aplicação do questionário situa-se em uma cidade do noroeste do Paraná, região de Maringá; o material didático usado neste curso é comparado com dois materiais de outros cursinhos da região e analisado a respeito de uma obra; em relação às provas, procuramos fazer uma descrição geral e uma análise da mesma obra vista no material didático e em quatro provas de vestibular de diferentes anos. Concluímos, através dos questionários aplicados, que os alunos têm um contato com a obra literária, em geral, restrito ao ambiente escolar e por meio da leitura de resumos. O material didático do cursinho, por sua vez, lida com a obra literária objetivando somente a resolução da prova de vestibular, não como agente incentivador da leitura. As provas do vestibular, observadas a partir da comparação de uma questão sobre uma obra literária e da mesma obra vista na apostila do cursinho, mostraram um relativo grau de exigência de leitura da obra; por outro lado,  o material didático, ao apresentá-la, mesmo que de forma reduzida e fragmentada, auxilia na resolução das questões em foco. Por fim, observamos que o material adotado pelos cursinhos pré-vestibulares, na tentativa de sistematizar a leitura da obra literária, objetiva apenas habilitar o aluno para a resolução da prova, substituindo a leitura do texto e, infelizmente, interrompendo a formação do leitor.

 

Palavras-chave: Leitura - Literatura - Curso Pré-vestibular