DEFESAS
RESUMO

 

<<Dissertação completa não disponibilizada pela autora>>

 

ESCOLA E LITERATURA: CONECTANDO OS CAMPOS: UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DO MÉTODO RECEPCIONAL

Ivonete Veraldo Gasparello

Trabalhar com a literatura em sala de aula é tarefa, muitas vezes, difícil para o professor de Língua Portuguesa, pois, via de regra, ele não tem definidas as concepções de linguagem e de leitura que poderiam embasar seu trabalho, de modo a propiciar-lhe uma metodologia capaz de atender adequadamente aos interesses de seus alunos. Com o intuito de auxiliar o professor nesta tarefa, e acreditando que o trabalho efetivo com a literatura deve buscar a interação entre leitor e texto, realizamos uma pesquisa, de natureza aplicada, que objetiva observar, descrever e analisar uma experiência de ensino de literatura com o método recepcional, fundamentado na estética da recepção, procurando verificar, também, se o método atinge os objetivos a que se propõe e se colabora para a constituição de leitores mais assíduos do texto literário. Para alcançar esses objetivos, orientamos uma professora quanto à teoria da recepção e ao método recepcional. Além disso, acompanhamos o planejamento e o desenvolvimento de uma oficina em que o método foi aplicado em uma sala de aula de 5ª série da rede pública de ensino, colhendo os dados de forma variada: observações, gravações em áudio e vídeo, anotações da professora e dos alunos, entre outros. A análise dos dados revelou que o método recepcional, constituiu-se, nesta experiência, um instrumento metodológico eficiente para o ensino de literatura. Todavia, o professor precisa estar muito bem preparado para aplicá-lo e saber lidar com a falta de recursos da escola pública, principalmente, com relação à inexistência de bibliotecas aparelhadas para atender aos interesses dos alunos. O método mostrou-se um recurso bastante adequado para que o professor encaminhe atividades que levem os alunos a efetuarem leituras mais críticas, amadurecendo, também, como sujeitos mais ativos na discussão sobre os acontecimentos de suas vidas. Portanto, atinge os objetivos a que se propõe e, certamente, colabora para que esses sujeitos se efetivem como leitores mais assíduos da literatura. E, ainda, favorece o desenvolvimento do ensino/aprendizagem de forma mais participativa e envolvente

Palavras-chave: literatura, ensino, método recepcional, estética da recepção.