|
RESUMO |
A FORMULAÇÃO DO EDITORIAL DA GAZETA DO POVO: O DISCURSO RELATADO NA CONSTRUÇÃO DA OPINIÃO
Paulo Alexandre Gaiotto
O editorial caracteriza-se, de forma geral, por ser o texto no qual a empresa jornalística veicula sua opinião oficial sobre os mais diversos temas. O objetivo deste trabalho é investigar a formulação da opinião no editorial do jornal Gazeta do Povo e verificar se o discurso relatado desempenha papel relevante em sua constituição. Analisando a funcionalidade das citações na construção dos textos, procuramos mostrar também que as formas de retomada de vozes alheias proporcionam um diferencial na elaboração do editorial do periódico. Nosso corpus de análise é formado por quarenta e um editoriais que abordam a temática do crescimento econômico brasileiro, publicados no período de 01/06/2004 a 29/01/2006. A partir dos estudos da enunciação e da linguagem jornalística, a avaliação do discurso relatado é feita pelo levantamento das incidências de discurso direto, discurso indireto, discurso segundo, comentário sobre a fala, aspas e verbos dicendi, levando em conta sua função na construção do texto. Os resultados de nossa pesquisa demonstraram que há na mídia imprensa uma nova perspectiva de construção do editorial. Embora o corpus apresente uma minoria de editoriais (sete) que atende ao modelo proposto pelos manuais de redação e estilo dos jornais brasileiros, a maioria (trinta e quatro) confirma o uso do discurso relatado na formulação da opinião como uma inovação desse gênero textual, visto que esse discurso funciona como âncora para a opinião que o editorialista pretende veicular.
Palavras-chave: linguagem jornalística; editorial; discurso relatado; Gazeta do Povo.
|