DEFESAS
RESUMO

 

 

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O TEATRO INFANTIL DE SYLVIA ORTHOF.

ZÉ VAGÃO DA RODA FINA E SUA MÃE LEOPOLDINA (1975)

A GEMA DO OVO DA EMA (1979)

 

Flor de Maria Silva Duarte

florduarte@wnet.com.br

 

Este trabalho se propõe a fazer um estudo sobre a literatura infantil brasileira, mediante a leitura de textos literários da dramaturgia infantil de Sylvia Orthof, autora reconhecida no meio literário acadêmico, mas pouco pesquisada em sua produção dramática. No estudo empreendido, propomos uma reflexão sobre a leitura do texto dramático como elemento de formação do leitor, a partir da análise de dois textos de Sylvia Orthof: Zé Vagão da Roda Fina e Sua Mãe Leopoldina (1975) e A Gema do Ovo da Ema (1979). As razões da opção pelo texto dramático estão ligadas à nossa vivência pessoal como atriz profissional no Rio de Janeiro, onde trabalhamos sob a direção da autora. Este trabalho justifica-se, pois embora o cenário atual da literatura infantil tenha um elenco formidável de autores e obras, em alguns meios ainda persiste a concepção de que esta literatura seja um gênero literário menor. Sylvia Orthof é um dos nomes mais respeitados da literatura brasileira e suas obras contribuíram, de forma decisiva, para a credibilidade na qualidade dos textos literários destinados à criança. A autora é também um dos nomes significativos do teatro infantil brasileiro, embora hoje este seu lado teatral seja menos conhecido. O presente estudo, de cunho bibliográfico, fundamenta-se na Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e na Teoria do Efeito de Wolfgang Iser, teorias que elevam o leitor à condição de co-autor do texto. Após a leitura dos textos constitutivos de nosso corpus, consideramos como os mesmos propiciam a participação do leitor na produção de significados e refletimos sobre a utilização do texto dramático na escola como elemento de formação do leitor.

 

Palavras-chave: Orthof; leitura; teatro.