O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS EM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Fernando Henrique Ribeiro Lima

fernando.henriquepr@hotmail.com

Esta pesquisa, vinculada ao campo de estudos da Linguística Aplicada, investiga o desenvolvimento de habilidades de leitura e competências linguístico-discursivas em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental durante a realização de oficinas de leitura com alunos de uma escola pública municipal da Rede de Ensino de Marilena, município da região Noroeste do Paraná. Teoricamente, este trabalho parte das concepções da linguagem como interação social em que o texto funciona como enunciado significativo em que a leitura é entendida na perspectiva processual, pautada nos postulados de Solé (1998), estruturada em competências e habilidades ligadas à construção de conhecimentos. A partir da perspectiva bakhtiniana, entende-se que a leitura pressupõe sujeitos inseridos em um contexto comunicativo dialógico em que o texto assume significado mediante o status que lhe é conferido pelos próprios sujeitos mediante as práticas sociais de interação com a linguagem. Com isso, o problema de pesquisa que se apresenta é como as habilidades e competências linguístico-discursivas se desenvolvem, por meio da leitura, em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, levando em consideração o contexto das interações e as mediações ocorridas em sala de aula na realização de atividades de leitura elaboradas conforme os descritores do Saeb e Prova Brasil, mais especificamente, D6, D2, D7, D8 e D12? Assim, os objetivos estabelecidos para a pesquisa são (a) investigar o processo de emprego e desenvolvimento de habilidades de leitura em situações de oficinas; (b) refletir sobre os mecanismos de leitura marcados em atividades produzidas nas oficinas; (c) compreender a importância das mediações no ensino da leitura para a aprendizagem dos alunos; (d) entender como os alunos representam conteúdos aprendidos nas situações de leitura proporcionadas pelas oficinas de acordo com os descritores selecionados para a composição da pesquisa; (e) caracterizar os efeitos da mediação e da interação na construção de conhecimentos por meio da leitura. A justificativa deste estudo é o interesse do pesquisador e de seu grupo de trabalho em responder a questionamentos presentes em seu campo de atuação, sobretudo na compreensão da importância da mediação nas interações ocorridas em sala de aula durante o ensino da leitura. Como uma pesquisa de vertente qualitativa pautada na abordagem interpretativista e com um caráter etnográfico, metodologicamente esta investigação se organiza em seis oficinas de leitura realizadas em um período de dois meses, com duração média de duas horas por cada encontro. Os resultados permitiram compreender que a prática de trabalho com a leitura era constituída de muitas atividades consideradas rotineiras: leitura silenciosa; leitura alternada (pelo professor e pelos alunos); atividades orais de leitura; questões objetivas de leitura; questões discursivas de leitura; atividades de análise linguística; comparação entre textos de mesmo gênero; comparação entre textos de mesmo tema; entre outras. Em geral, as atividades faziam parte do contexto de ensino da leitura, porém, eram o objetivo em si mesmo, como se fossem capazes de desenvolver a leitura automaticamente, desconsiderando o percurso de leitura e os processos de sua significação. A pesquisa evidenciou que o ensino da leitura com foco no desenvolvimento de habilidades e competências é intencional, direcionado e marcado pelas mediações na intenção de garantir a construção de conhecimentos, aprendizado de conteúdos significativos e autonomia de leitura dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Oficinas de leitura; Ensino; Mediação.