DEFESAS
RESUMO

 

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RELAÇÕES RETÓRICAS SINALIZADAS PELAS ESTRATÉGIAS DE CORREÇÃO E DE PARAFRASEAMENTO EM ELOCUÇÕES FORMAIS

 

Fernanda Trombini Rahmen Cassim

fer_trc_@hotmail.com

 

Este trabalho teve como objetivo investigar as estratégias de paráfrase e correção em elocuções formais. Além de apresentar as principais características semânticas dessas estratégias - como a operacionalização das relações, a adjacência e a marcação –, buscamos também encontrar as relações retóricas estabelecidas por essas estratégias. A pesquisa foi fundamentada nos pressupostos funcionalistas da Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory - RST), teoria descritiva que tem como objeto de estudo as relações que se estabelecem entre as partes do texto, e na Gramática Textual-Interativa. O corpus da pesquisa foi constituído por cinco aulas que fazem parte do banco de dados do Funcpar (Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/Noroeste do Paraná). As elocuções foram transcritas de acordo com o padrão estabelecido pelo Projeto Norma Urbana Culta (NURC) e segmentadas em unidades de entonação. Com a análise quantitativa do corpus, contabilizamos a maioria de: paráfrases adjacentes, autoparáfrases autoiniciadas, paráfrases paralelas e relações retóricas de evidência e elaboração (quando as paráfrases eram expansivas), de reformulação núcleo-satélite (quando as paráfrases eram paralelas) e de resumo (quando as paráfrases eram redutoras). Com isso, houve recorrência de relações retóricas de acordo com a semântica das paráfrases. Verificamos também que os recursos expressivos utilizados nas paráfrases tinham objetivos bem delimitados, de acordo com o contexto e com os efeitos pretendidos pelo falante. Quanto à correção, constatamos que, em sua totalidade eram autocorreções autoiniciadas e, em sua maioria, eram correções retificadoras, de aspecto linguístico, marcadas por interrupção com e sem repetição e com vocábulos totalmente verbalizados. Ademais, observamos que, de acordo com a aula, as infirmações e as correções de aspecto enunciativo ocorriam. Geralmente, quando a aula tratava de um assunto sobre o qual se exigia um posicionamento (como a aula de geografia, por exemplo), havia mais modalizações no momento da troca de EF por ER. Quanto às relações retóricas, foi necessário retomarmos a relação de correção, apresentada por Antonio e Cassim (2012), a qual busca a substituição do conteúdo presente no núcleo pelo conteúdo presente no satélite. Essa relação foi estabelecida em todas as estratégias de correção presentes no corpus. Por meio da pesquisa, espera-se colaborar para futuros trabalhos que envolvam a RST e as estratégias de formulação do texto falado, especialmente a correção e a paráfrase.

Palavras-chave: Relações Retóricas; Paráfrase; Correção.