DEFESAS
RESUMO

 

Tese completa - Arquivo PDF

 

 

PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIOS MULTIMODAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR

Fernanda Machado Brener

fernanda@brener.com.br

 

Este trabalho tem como objetivo principal compreender de que maneira professores de inglês em formação se engajam em práticas de leitura literárias multimodais e multimidiáticas emergentes. Além disto, busca identificar os papéis que tais práticas desempenham na sua formação de professores-leitores. Para tanto, a geração de dados deu-se a partir de duas disciplinas semestrais propostas a um curso de licenciatura em Língua Inglesa através da coleta de artefatos multimodais e de propostas de ensino de literatura de língua estrangeiras produzidos pelos participantes como tarefas solicitadas nas disciplinas. Assim, durante o ano letivo de 2015 foram ministradas, no primeiro semestre Literatura Inglesa, cinema e outras mídias audiovisuais; e no segundo Literatura e Rock’n’roll. Com a participação total de quarenta e quatro professores em formação, as disciplinas discutiam as relações entre textos literários clássicos e suas versões filmadas e/ou musicadas com foco nas transformações decorrentes da mudança de modo de representação e nas implicações para a construção dos sentidos dos textos. As hipóteses levantadas na pesquisa se confirmaram: 1. há uma ressignificação nas concepções de literatura e de ensino de literatura quando professores se engajam com práticas de letramentos literárias multimodais; e 2. o engajamento reflexivo de professores em formação sobre suas próprias experiências com práticas de letramentos literárias multimodais pode ser uma condição para a (re)orientação de como esses professores concebem e implementam práticas de ensino de literatura na contemporaneidade. Os resultados mostram que os professores em formação foram capazes de estabelecer novas percepções sobre o texto literário e de perceber como se dá o processo de construção de significado a partir das análises das apropriações. Além disso, essa experiência revelou que a oportunidade de agir criativamente em relação ao texto é um exercício valioso para a formação do leitor ao permitir uma identificação entre leitor e texto em um processo que torna o texto significativo. Outro dado revelado é que a utilização de textos multimodais pode propiciar a diminuição da distância existente entre as práticas de leitura literária tradicionais que acontecem fora e dentro da universidade. A pesquisa evidencia ainda a necessidade das licenciaturas de enfocar outras formas de letramento, concomitantes com a escrita, e, principalmente, os arranjos entre distintos modos de representação.

 

Palavras chave: Multimodalidade; Multiletramentos; Formação do Professor

.

.