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RESUMO |
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PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIOS
MULTIMODAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR Fernanda Machado Brener fernanda@brener.com.br Este
trabalho tem como objetivo principal compreender de que
maneira professores de inglês em formação se engajam em práticas de leitura
literárias multimodais e multimidiáticas emergentes. Além disto, busca
identificar os papéis que tais práticas desempenham na sua formação de
professores-leitores. Para tanto, a geração de dados deu-se a partir de duas
disciplinas semestrais propostas a um curso de licenciatura em Língua Inglesa
através da coleta de artefatos multimodais e de propostas de ensino de
literatura de língua estrangeiras produzidos pelos participantes como tarefas
solicitadas nas disciplinas. Assim, durante o ano letivo de 2015 foram
ministradas, no primeiro semestre Literatura
Inglesa, cinema e outras mídias audiovisuais; e no segundo Literatura e Rock’n’roll. Com a
participação total de quarenta e quatro professores em formação, as disciplinas
discutiam as relações entre textos literários clássicos e suas versões filmadas
e/ou musicadas com foco nas transformações decorrentes da mudança de modo de
representação e nas implicações para a construção dos sentidos dos textos. As hipóteses levantadas na pesquisa se
confirmaram: 1. há uma ressignificação nas concepções de literatura e de
ensino de literatura quando professores se engajam com práticas de letramentos
literárias multimodais; e 2. o engajamento reflexivo de professores em formação
sobre suas próprias experiências com práticas de letramentos literárias
multimodais pode ser uma condição para a (re)orientação de como esses
professores concebem e implementam práticas de ensino de literatura na
contemporaneidade. Os
resultados mostram que os professores em formação foram capazes de estabelecer
novas percepções sobre o texto literário e de perceber como se dá o processo de
construção de significado a partir das análises das apropriações. Além disso,
essa experiência revelou que a oportunidade de agir criativamente em relação ao
texto é um exercício valioso para a formação do leitor ao permitir uma
identificação entre leitor e texto em um processo que torna o texto
significativo. Outro dado revelado é que a utilização de textos multimodais
pode propiciar a diminuição da distância existente entre as práticas de leitura
literária tradicionais que acontecem fora e dentro da universidade. A pesquisa
evidencia ainda a necessidade das licenciaturas de enfocar outras formas de
letramento, concomitantes com a escrita, e, principalmente, os arranjos entre
distintos modos de representação. Palavras chave: Multimodalidade; Multiletramentos;
Formação do Professor . .
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