ENERGIAS RENOVÁVEIS: DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO DA ENERGIA HIDRÁULICA EM PORTUGUÊS brasileiro E SEUS ASPECTOS FRASEOTERMINOLÓGICOS

Fernanda Callefi Panichella

fcallefi@yahoo.com

PANICHELLA, F. C. Energias renováveis: dicionário terminológico da energia hidráulica em português brasileiro e seus aspectos fraseoterminológicos. 2018. 371 f. Orientador: Prof. Dr. Manoel M. A. da Silva. Tese (Doutorado em Letras: Estudos Linguísticos) — Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2018.

O objetivo desta Tese de Doutorado é apresentar o resultado de uma pesquisa terminológica monolíngue descritiva acerca dos termos relacionados a uma subárea específica da língua portuguesa denominada energia hidráulica, uma das energias renováveis, por meio da organização desses elementos em um dicionário terminológico. Para a concretização desse objetivo, esclarece-se, primeiramente, a escolha e a justificativa do tema e é apresentado um apanhado histórico que contextualiza a energia hidráulica no Brasil e no mundo. Ainda há dados e alguns aspectos que contribuem para a produção dessa energia. A partir da apresentação das modalidades do trabalho terminológico, percorre-se um ideário teórico que contempla uma perspectiva histórica dos dicionários e os elementos que os constituem. Além disso, foi possível, por meio dos termos identificados em 153 (cento e cinquenta e três) textos, dentre eles teses, dissertações e textos relacionados à subárea, organizar a ontologia da energia hidráulica constituída por 471 (quatrocentos e setenta e um) termos, que foram compilados através do programa Unitex. Também foi possível produzir um mapa conceptual, que visa a demonstrar o funcionamento da energia hidráulica. Posteriormente, houve um apanhado teórico sobre a fraseologia na língua geral e na linguagem de especialidade. Assim, foi possível estabelecer parâmetros para a análise das unidades terminológicas especializadas encontradas no corpus da subárea em questão, uma vez que as unidades fraseoterminológicas com sintagmas nominais foram as mais recorrentes. Todas estas questões foram abordadas com o intuito de se apresentar uma base teórica que pudesse verificar as hipóteses levantadas: 1) Há um número relevante de fraseologias no corpus de Energia Hidráulica. 2) As teorias atuais não dão conta das fraseologias especializadas ou fraseoterminologias. 3) É possível traçar parâmetros gerais para reconhecer e caracterizar o fraseologismo. São expostas ainda as informações pertinentes sobre as etapas da pesquisa, a pesquisa bibliográfica, a ficha de pesquisa terminológica, a estrutura dos verbetes do dicionário, o programa Unitex e os termos da energia hidráulica. Por fim, há a apresentação dos verbetes que constituem o Dicionário terminológico da energia hidráulica (DITEH).

Palavras-chave: Dicionário terminológico. Energia hidráulica. Estrutura conceptual. Fraseoterminologia. Terminologia.