DEFESAS
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LYGIA BOJUNGA: A RECEPÇÃO DE CORDA BAMBA POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 

Fernanda Magalhães Boldrin Schubert

fefisnanda@yahoo.com.br

 

A pesquisa descreve e analisa a recepção de Corda Bamba (1979) de Lygia Bojunga (1932-), com o intuito de contribuir teórica e metodologicamente para a ampliação dos conhecimentos relacionados à literatura infanto-juvenil e ao tema considerado polêmico para esse tipo de literatura, “a morte”, presente nessa obra. Este trabalho justifica-se não apenas pela preocupação em realizar uma pesquisa voltada para a análise desse tema tido como polêmico e sua recepção por crianças e jovens, mas também pelo destaque da autora no panorama da literatura infanto-juvenil brasileira, uma vez que, mesmo havendo inúmeras dissertações e teses sobre suas obras, estas ainda abrem caminhos para novas pesquisas. O trabalho, fundamentado em concepções teóricas sobre literatura, literatura infantil e leitor, pautadas especialmente na Estética da Recepção e na Teoria do Efeito, com auxílio da Sociologia da Leitura, visa, a partir da leitura do texto de Bojunga por leitores de nove a dezessete anos de quatro escolas públicas e duas particulares de Maringá (PR), em 2006, questionar os modos como tais leitores receberam a leitura da obra e como se manifestaram frente à morte como tema. Os resultados, ao refletirem o cuidadoso trabalho artístico de Bojunga, capaz de provocar no leitor a elaboração de novas idéias ou comportamentos frente a situações difíceis e dolorosas, levaram-nos a compreender o modo específico como cada leitor pôde relacionar-se com a leitura, independente de idade ou classe social.

 

Palavras-chave: “Literatura Infantil” ; “Lygia Bojunga”; “Recepção”.