DEFESAS
RESUMO

 

 

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TEXTOS PRODUZIDOS NA ESCOLA:

UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO

 

Fernanda de Abreu Carvalho

fernanda-abreu@uol.com.br

 

O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a prática docente assumida no processo ensino-aprendizagem de produção de textos, a fim de contribuir com as discussões que visam ao desenvolvimento de práticas ancoradas no Sócio-interacionismo de Vygotsky (1998) e no Interacionismo de Bakthin (1992). Nesse contexto, delimitamos como objetivos específicos: 1º Relatar as atividades envolvidas no processo de produção textual escrita, no ensino médio de uma escola pública paranaense; 2º Analisar textos produzidos mediante essas atividades; 3º Analisar com criticidade a prática docente e seus efeitos nesses textos; 4º Sugerir, mediante a reflexão, novas práticas docentes que podem quebrar a artificialidade das aulas de produção de texto. A Lingüística Aplicada (MOITA LOPES, 1996) abre espaço para buscarmos no Interacionismo (GERALDI, 1997b; VYGOTSKY, 1998) e na Lingüística Textual (KOCH, 1998; 2000; 2002; 2004) o suporte teórico para analisarmos uma seqüência didática de produção textual interacionista (BRASIL, 1998; PAZINI, 1998; ZANINI, 2003; CAMPS, 2006; JOLIBERT, 2006) e seis textos resultantes dela, A natureza da pesquisa tem caráter qualitativo-interpretativo (TRIVÑOS, 1987; FLICK, 2004) e os métodos são o da pesquisa-ação (FRANCO, 2005; TRIPP, 2005), já que somos pesquisadores/pesquisados e todos os envolvidos buscam um objetivo comum. A redação da pesquisa está realizada em quatro capítulos: o Capítulo 1 – teórico-descritivo – contém a introdução, as teorias para a compreensão da prática, sua análise e análise dos textos escolhidos; o Capítulo 2 – o metodológico – apresenta a metodologia usada, relaciona os sujeitos da pesquisa e sua situação; o Capítulo 3 – o teórico-prático – é o capítulo em que se dá o relato das atividades desenvolvidas no processo de produção textual escrita; as análises das produções; análise crítica da prática docente e seus efeitos nos textos produzidos; o Capítulo 4 – o conclusivo – é o capítulo em que enfatizamos as respostas obtidas para a nossa pergunta de pesquisa e sugerimos práticas docentes que possam contribuir para a produção de textos na escola, mas não somente para a escola. Submetida à análise, a seqüência didática se revela como um caminho para a criação de condições reais de uso da língua. Um tipo de projeto pedagógico constituído pelas condições de produção (GERALDI, 1997b). Nele o texto é visto como um trabalho que pode ser aprendido, e não apenas como um dom. A Lingüística Textual, ciência que tem o texto como seu objeto de estudo, ajuda, não só na avaliação dos textos como coerentes ou não, mas também em reflexões para que as produções possam ser melhoradas lingüisticamente, sem deixar de levar em conta a situação comunicativa.

 

Palavras-chave: produção de texto; leitura; seqüência didática.